16h51min - 20 de Dezembro de 2006 Atualizado em 21h29min - 18 de Junho de 2013

Aécio diz que segurança é prioridade do novo mandato

O governador afirmou que garantir a segurança de todos os mineiros para que possam viver em família, criar os filhos e trabalhar com tranqüilidade seguirá sendo ação prioritária em seu segundo mandato. Aécio Neves fez a afirmação durante o programa Chamada Geral, da Rádio Itatiaia.

BELO HORIZONTE (20/12/06) - O governador Aécio Neves afirmou, nesta quarta-feira (20), que garantir a segurança de todos os mineiros para que possam viver em família, criar os filhos e trabalhar com tranqüilidade seguirá sendo ação prioritária em seu segundo mandato. Ele fez a afirmação durante o programa Chamada Geral, da Rádio Itatiaia. Minas Gerais é o Estado que mais destina recursos para a área de segurança pública e, segundo o governador, os investimentos e as ações em programas de prevenção e combate ao crime serão ainda mais ousadas nos próximos quatro anos.

“Posso garantir que a segurança pública continuará sendo a grande prioridade do nosso segundo mandato. Somos o estado brasileiro, de todos os 27, que mais investe em segurança pública. São 18,2% das receitas correntes do Estado investido em segurança pública. Nenhum outro estado brasileiro faz estes investimentos”, afirmou o governador.

Queda da criminalidade

Aécio Neves ressaltou os avanços já conquistados a partir de programas desenvolvidos em seu primeiro governo, como a renovação de toda a frota das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, a reforma do sistema prisional com a abertura de novas vagas e a construção de 11 penitenciárias e 12 presídios em várias regiões do Estado.

Um dos resultados concretos do conjunto de ações implementados foi a queda da criminalidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 31,7%, no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2003.

“Abrimos mais de 11 mil vagas no sistema prisional do Estado, renovamos 100% da frota na Região Metropolitana, foram mais de 3,5 mil carros comprados pelo Estado, tivemos a redução em mais de 30% dos crimes violentos e vamos fazer isto em todo o Estado. Vamos colocar 10 mil novos homens, durante estes próximos quatro anos, nas ruas para restabelecer a segurança das famílias mineiras”, assegurou.

Guarda Penitenciária

O governador lembrou ainda a criação da Guarda Penitenciária, antiga reivindicação da sociedade e da própria Polícia Civil. Os policiais civis, que antes desempenhavam a função de guardar os presos, foram agora liberados para voltar às ruas, no trabalho de investigação.

“Não temos mais policiais civis na guarda de presos. Já temos nove mil homens na Guarda Penitenciária, permitindo que os policiais civis cumpram aquela função para a qual foram preparados que é da investigação”, disse o governador.

Ética e planejamento

Segundo Aécio Neves, o equilíbrio das contas públicas, conquistado com o Choque de Gestão, e a ética no trato dos recursos públicos são fundamentais para garantir o planejamento das ações do governo e permitir investimentos crescentes nas áreas consideradas essenciais. Ele disse que o objetivo final é diminuir as diferenças sociais entre os mineiros.

“Estamos organizando a segurança pública em Minas para se tornar um modelo para o País. Pode ter certeza que, se já tivemos avanços com todos esses investimentos que já fizemos, eles serão muito maiores nos próximos quatro anos. Até porque hoje existe a possibilidade de planejar e o Estado, com o esforço de gestão que fizemos, consegue planejar o seu futuro”, afirmou Aécio Neves.