18h27min - 10 de Abril de 2008 Atualizado em 07h23min - 30 de Junho de 2013

Aécio Neves apresenta Choque de Gestão mineiro a prefeitos do Estado de Goiás

Governador participou, em Goiânia (GO), das comemorações dos 50 anos de fundação da Associação Goiana de Municípios (AGM). Aécio Neves fez uma apresentação sobre os principais resultados obtidos em Minas Gerais nos últimos anos, após a implantação do Choque de Gestão, que possibilitou a retomada dos investimentos no Estado.

GOIÂNIA (10/04/08) – O governador Aécio Neves participou nesta quinta-feira (10), em Goiânia (GO), das comemorações dos 50 anos de fundação da Associação Goiana de Municípios (AGM). Aécio Neves fez uma apresentação sobre os principais resultados obtidos em Minas Gerais nos últimos anos, após a implantação do Choque de Gestão, que possibilitou a retomada dos investimentos no Estado.

“Digo sempre que o Brasil precisa qualificar melhor a gestão pública. O grande desafio hoje não é mais a busca somente dos recursos, mas como gastar adequadamente esses recursos, como transformar em benefícios palpáveis, concretos para a população que nós administramos. E acho que somos uma geração que tem essa oportunidade de trocar experiências, de incorporarmos nas nossas administrações projetos de outras administrações”, disse Aécio Neves, em entrevista.

Durante a palestra, que foi acompanhada por 400 convidados, o governador lembrou das dificuldades enfrentadas em Minas para a realização de investimentos, em 2003, que levaram à adoção de medidas de redução de gastos com a máquina administrativa e de melhoria na aplicação do recurso público para recuperar a capacidade de investimento do Estado. Com a implantação dessas ações, Minas recuperou a sua capacidade de investir. Para 2008, estão previstos investimentos de R$ 9 bilhões, entre recursos do Tesouro do Estado e das empresas estatais.

Aécio Neves explicou que o Governo de Minas tem realizado os seus investimentos prioritariamente nas áreas de segurança, educação e infra-estrutura. Entre os programas citados pelo governador está o Proacesso e o Minas Comunica.

Infra-estrutura

O Proacesso foi criado em 2003 para levar ligação asfáltica a 225 municípios mineiros que ainda não contavam com essa infra-estrutura. Todo o projeto receberá investimentos de R$ 2,5 bilhões, recursos do Tesouro do Estado, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do banco japonês Jbic. Cerca de 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas. O programa atende pequenos municípios, sendo a maioria com menos de 10 mil habitantes. Entre as 225 cidades que serão atendidas pelo programa, em 168 as obras já estão sendo realizadas ou já estão concluídas.

Já o Minas Comunica foi lançado em abril de 2007 para levar sinal de telefonia celular a 412 cidades mineiras que ainda não contavam com o serviço. O programa está sendo implantado em parceria com as operadoras de telefonia e restam apenas 91 municípios para serem atendidos. O financiamento de US$ 50 milhões é do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os empréstimos firmados com organismos internacionais para programas como o Proacesso e o Minas Comunica só voltaram a ser liberados para Minas Gerais depois que o equilíbrio financeiro foi alcançado em 2004.

Homenagem

A Associação Goiana de Municípios homenageou o governador com a Medalha Vereador Messias de Souza Costa. A comenda foi entregue pelo presidente da entidade, Joaquim Alves de Castro Neto, prefeito da cidade de Jussara, e pelo vice-presidente George de Trindade, prefeito de Trindade.

Assistiram à palestra do governador os senadores Marconi Perillo (PSDB) e Demóstenes Torres (DEM), o vice-governador de Goiás, Ademir de Oliveira Menezes, além de dezenas de deputados federais e estaduais e prefeitos de todo o Estado de Goiás.

AGM

A Associação Goiana de Municípios conta com 218 prefeituras associadas ativas, de um total de 246 municípios localizados em Goiás. A entidade foi criada em 1958, por iniciativa de um grupo de vereadores de Goiânia. Ela tem como objetivo estudar os problemas de interesse dos municípios, promover o intercâmbio de conhecimentos e informações entre os municípios do Estado de demais unidades da federação, prestar assessoramento técnico aos associados.