12h53min - 06 de Dezembro de 2007 Atualizado em 04h33min - 14 de Junho de 2013

Aécio Neves apresenta os bons resultados do ensino público de Minas Gerais

O governador Aécio Neves participou, nesta quinta-feira (6), da abertura do encontro gerencial da Secretaria de Estado de Educação com as 46 superintendentes regionais de Ensino de Minas. Durante o evento, foram divulgados os resultados do Proalfa-2007, exame que verifica os níveis de alfabetização alcançados pelos alunos da rede pública.

BELO HORIZONTE (06/12/07) - O governador Aécio Neves participou, nesta quinta-feira (6), da abertura do encontro gerencial da Secretaria de Estado de Educação com as 46 superintendentes regionais de Ensino de Minas Gerais, realizado no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. Durante o evento, foram divulgados os resultados do Programa de Avaliação do Ciclo Inicial de Alfabetização (Proalfa-2007), exame criado em 2005 para verificar os níveis de alfabetização alcançados pelos alunos da rede pública de Minas Gerais.

Os resultados deste ano revelaram crescimento nos indicadores de educação em todos os anos do ensino fundamental avaliados – 2º, 3º e 4º anos. Minas é o único estado que produz dados específicos sobre os níveis de alfabetização dos alunos de toda a rede pública. É também o único que avalia os alunos no 3º ano, considerado o último do ciclo inicial de alfabetização.

Para Aécio Neves, o bom desempenho dos estudantes da rede pública de Minas é fruto das ações desenvolvidas pelo Estado nos últimos cinco anos para melhorar a qualidade da educação. Segundo ele, a busca pela excelência na educação será a principal meta do Governo de Minas para os próximos três anos.

“A educação continuará sendo e será cada vez mais a grande prioridade desse nosso mandato. Se tivemos o primeiro mandato marcado fortemente pela questão do ajuste, do equilíbrio de nossas contas, com o sacrifício de tantas que estão aqui, agora temos que avançar apresentando resultados consistentes. Os primeiros já estão aí, mas Minas tem que ousar, tem que pensar grande. O que quero é poder deixar o governo em 2010 dizendo que Minas fez inúmeras transformações, mas ressaltando uma: Minas voltou a liderar o ranking da educação pública em todo o Brasil. Esse é o nosso desafio. Essa é a maior herança que poderemos deixar às gerações que estão vindo”, afirmou Aécio Neves.

O Proalfa 2007 comprovou que as crianças de 8 anos, matriculadas no 3º ano, estão lendo melhor. O número de alunos que alcançou o nível “recomendável” de leitura subiu de 45% em 2006 para 58,1% este ano. O percentual de crianças que não sabem ler (nível baixo) caiu de 33,4% para 24,3%. O de alunos que lêem mal (intermediário) caiu de 21,4% para 17,6%.

Norte e Jequitinhonha

O governador destacou o empenho e os bons resultados alcançados pelas escolas da região Norte e dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri, áreas onde estão concentrados os menores Índices de Desenvolvimento Humanos (IDH) do Estado. Nessas regiões, a média de crescimento alcançado pelos alunos de 8 anos na capacidade de escrita foi de 7,6%, maior que a média do Estado, que ficou em 6,5%. A Superintendência Regional de Janaúba apresentou a maior variação positiva (17,7%).

“Muitas vezes nos perguntamos quando íamos conseguir aproximar essas Minas, fazer com que as regionais do Norte, do Jequitinhonha e do Mucuri se aproximem no nível de avaliação e na qualidade do ensino das regiões mais desenvolvidas do Estado. E que alegria quando vejo que a Superintendência Regional de Janaúba, foi a que teve o maior crescimento”, disse o governador.

Pioneirismo

O Proalfa foi desenvolvido através do trabalho integrado entre a Secretaria de Educação, o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É um instrumento de políticas públicas transformadoras na área de Educação já que permite mapear exatamente onde estão localizados o sucesso e o fracasso dos alunos por rede, por município e por escola.

“Esse instrumento criado por vocês, em parceria com a UFMG e a UFJF, é algo que dentro de pouco tempo vamos ter que cobrar royalties para exportar para outros estados brasileiros, porque permite que tenhamos instrumentos que ninguém tem. Os dados da avaliação individual nos permitem detectar onde está o problema e como enfrentá-lo”, disse o governador.

Reconhecimento

Segundo Aécio Neves, o Governo de Minas tem atuado em várias direções para garantir crescimento econômico e desenvolvimento social para os mineiros, mas ele ressaltou que o trabalho e a dedicação das superintendentes de ensino e professoras de Minas está transformando a realidade do Estado.

“Sinto um orgulho muito sincero do trabalho que vocês estão fazendo e não tenho dúvidas que o que está sendo feito vai mudar de verdade este Estado. Estamos fazendo um conjunto enorme de obras, de investimentos em infra-estrutura em todas as regiões do Estado. Estamos enfrentando a questão da segurança. Todas elas são ações extremamente importantes, mas a única transformadora é a que está sob responsabilidade de vocês”, disse o governador, referindo-se à educação.