18h43min - 05 de Dezembro de 2007 Atualizado em 20h04min - 29 de Junho de 2013

Aécio Neves assina acordo de cooperação na área ambiental

Governador assinou acordo de cooperação com a organização não-governamental Green Cross Internacional com a finalidade de criar o programa Verde Minas e implantar o Instituto Unesco de Excelência em Águas. O acordo também prevê a realização em BH, em dezembro de 2008, de um dos maiores e mais prestigiados eventos internacionais da área ambiental, o “Diálogos da Terra”.

BELO HORIZONTE (05/12/07) – O governador Aécio Neves assinou, nesta quarta-feira (5), no Palácio da Liberdade, acordo de cooperação com a organização não-governamental (ONG) Green Cross Internacional com a finalidade de criar o programa Verde Minas e implantar o Instituto Unesco de Excelência em Águas – Hidroex. O acordo também prevê a realização, em Belo Horizonte, em dezembro de 2008, de um dos maiores e mais prestigiados eventos internacionais da área ambiental, o “Diálogos da Terra”, que contará com a presença do presidente da Green Cross e ex-presidente da Rússia, Mikahil Gorbachev.

Para o governador, estas ações e debates vão ao encontro à política ambiental do Governo do Estado, buscando sempre ter nível de excelência no desenvolvimento sustentável em Minas Gerais.

“Este acordo pode não mudar a realidade dos mineiros, dos brasileiros e de povos de outras partes do mundo, mas pode ter a virtude de abrir caminhos para que nós possamos, mais do que nos discursos, agir de forma coordenada, responsável e urgente para enfrentar este que é o grande desafio da nossa contemporaneidade, que é a questão do desenvolvimento sustentável”, afirmou Aécio Neves, em seu pronunciamento.

Preservação do planeta

Aécio Neves destacou que a parceria com a ONG e da Unesco na criação do Verde Minas/Instituto Hidroex e a realização do evento Diálogos da Terra permitirá que Minas saia mais uma vez à frente na discussão da preservação do planeta.

“Minas tem tradição em liderar transformações em momentos importantes para o país. Agora, temos a oportunidade de fazer um evento que definitivamente introduzirá a questão da preservação do planeta entre os governantes e em toda a população. Estaremos empenhados para organizar o maior dos encontros do Diálogos da Terra. Com a realização desse evento, que reunirá em Belo Horizonte as maiores autoridades ambientalistas do planeta, Minas dará mais uma importante contribuição ao enfrentamento desse nosso maior desafio”, afirmou o governador.

A conferência Diálogos da Terra será realizada em Belo Horizonte e deve enfocar a discussão mundial em torno dos recursos hídricos. A iniciativa para a implantação do programa Verde Minas e realização do encontro em Minas é do vice-presidente da Câmara dos Deputados, Nárcio Rodrigues. Durante a solenidade, o deputado apresentou o esboço da logomarca do evento.

Por meio da parceria com a Green Cross, o Governo de Minas conseguiu implantar o Instituto Unesco de Excelência em Águas (Hidroex), com apoio da Unesco, órgão das Nações Unidas. Com sede em Frutal, no Triângulo Mineiro, o instituto já conta com várias instalações concluídas, entre laboratórios, dormitórios e auditórios.

Verde Minas

O programa Verde Minas é uma rede de educação ambiental que prevê a implantação, até 2010, de 30 centros de educação ambiental em todo o Estado, respeitando os biomas característicos das regiões mineiras, bem como o repertório hidrográfico de cada uma delas. A rede utilizará sistema de videoconferências para multiplicar os conhecimentos de defesa ambiental, especialmente valorizando os recursos hídricos.

Também busca melhorar a capacitação dos agentes ambientais otimizar as ações do Estado na área de meio ambiente, capaz de organizar as iniciativas dispersas nas várias instâncias da administração pública. O programa também tem objetivo de melhorar a qualidade de vida da toda população mineira, a partir de projetos ambientais que possam ganhar sustentabilidade a longo prazo.

O programa será um desdobramento da Rede de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e será desenvolvido por meio das secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Investimentos

Ao lado do presidente executivo da Green Cross Internacional, Alexander Likhotal, e do presidente da Green Cross Internacional no Brasil, Celso Claro, Aécio Neves destacou também os investimentos do Governo do Estado na gestão da área ambiental. Nos últimos cinco anos, foram R$ 500 milhões aplicados na preservação das matrizes energéticas, nas áreas de conservação e parques ecológicas, além da descentralização e desburocratização da área administrativa.

“Há algo novo surgindo a partir de Minas Gerais que certamente será exposto e será uma oportunidade do nosso esforço em garantir a política ambiental eficiente. Temos um compromisso com o futuro do planeta e temos a responsabilidade de ser a caixa d’água deste país”, disse.

Vanguarda nacional

O presidente da Green Cross Internacional no Brasil afirmou que a parceria permitirá que Minas Gerais seja o primeiro Estado brasileiro na organização e gestão dos recursos naturais, principalmente nas bacias hidrográficas.

“A ONG desenvolve parcerias com várias instituições das Nações Unidas no que diz respeito à gestão dos recursos hídricos. Vamos cooperar para que Minas tenha suporte técnico para organizar uma gestão adequada dos recursos hídricos, principalmente nas bacias dos rios Paranaíba e Grande e também do rio São Francisco que hoje está em debate no Brasil”, disse Celso Claro.

Participaram da solenidade o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal; o subsecretário de Ensino Superior e coordenador do Verde Minas, Octávio Elísio Alves de Brito, e o deputado federal Nárcio Rodrigues.