Gestão

15h14min - 05 de Outubro de 2007 Atualizado em 04h24min - 25 de Junho de 2013

Aécio Neves defende eficiência dos gastos na administração pública

Governador defendeu o Choque de Gestão e a qualidade dos gastos da administração pública. Em entrevista, Aécio apontou resultados que as medidas adotadas em Minas trouxeram à população e afirmou acreditar que eficiência na administração é uma prática que avançará no Brasil.

BELO HORIZONTE (05/10/07) – O governador Aécio Neves defendeu, nesta sexta-feira (5), o Choque de Gestão e a qualidade dos gastos da administração pública. Em entrevista no Palácio da Liberdade, onde recebeu o ministro da Justiça, Tarso Genro, Aécio Neves apontou os resultados efetivos que as medidas administrativas adotadas em Minas, desde 2003, trouxeram para a população e afirmou acreditar que eficiência na administração pública é uma prática que avançará no Brasil.

“Gestão eficiente, metas, transparência, eficiência do servidor público, participação dele nos bons resultados do Estado é uma prática que naturalmente avançará no Brasil. Em Minas, já avançou muito. Parece que aqui os mineiros reconhecem e gostam do resultado”, afirmou o governador, logo após assinar convênio com o Ministério da Justiça. “Infelizmente, não houve ainda uma compreensão adequada do que é o Choque de Gestão. O Choque de Gestão é um conjunto de medidas para que pudéssemos chegar ao objetivo que todos os governos querem: maior desenvolvimento econômico e social”, completou.

Aécio Neves destacou como resultado do Choque de Gestão as negociações do Governo de Minas com organismos internacionais de fomento, que irão permitir que o Estado receba nos próximos meses R$ 2 bilhões do Banco Mundial (Bird), que serão aplicados em diversos projetos.

O governador lembrou também que o Proacesso, que vai permitir que todos os municípios mineiros tenham ligação asfáltica, e o Minas Comunica, que levará telefonia celular a todas as cidades do Estado, também são resultados do Choque de Gestão.

“A questão não é apenas do volume de recursos, que sempre é muito importante. A questão é da qualidade do gasto e é isso que nós estamos procurando aqui em Minas, buscando aprimorar cada vez mais”, disse Aécio Neves.

Em sua entrevista, o governador ressaltou que as regiões mais pobres do Estado estão sendo beneficiadas com investimentos que só são possíveis em função das medidas adotadas com o Choque de Gestão. Para os vales do Jequitinhonha e Mucuri, o governo trabalha para garantir saneamento básico em todos os municípios. Em parceria com o governo federal, o Estado atua ainda para garantir eletrificação em todas as propriedades rurais e urbanas.

Aécio Neves lembrou ainda que, para 2008, estão previstos no orçamento investimentos de R$ 9 bilhões. Em 2002, quando Aécio Neves assumiu o Governo de Minas, o déficit previsto no orçamento era de R$ 2,4 bilhões. Foram adotadas medidas para redução de gastos e aumento da arrecadação, que permitiram o equilíbrio financeiro do Estado.

“Somos o Estado brasileiro que mais investe em segurança pública: 13,5% do total da nossa receita, e isso foi em razão do Choque de Gestão, ampliamos os nossos investimentos em saúde e educação como jamais se fez na história desse Estado em razão do Choque de Gestão, que nada mais é do que a compreensão de que o setor público tem de ser eficiente, tem de apresentar resultados”, defendeu Aécio Neves.

Reconhecimento

O ministro Tarso Genro, durante a solenidade de assinatura do convênio com o Governo de Minas, reconheceu em seu discurso os resultados do Choque de Gestão.

“Quero cumprimentar o governador pelo excelente trabalho que vem realizando em Minas Gerais. Não é de graça que vossa excelência teve uma votação consagradora em sua reeleição, respondendo, portanto, o povo de Minas a um trabalho eficiente, sólido, e que já tem reflexo na vida de todos os mineiros”, disse o ministro.