Gestão

16h14min - 25 de Junho de 2007 Atualizado em 04h53min - 18 de Junho de 2013

Aécio Neves destaca gestão pública eficiente durante homenagem em Curitiba

Governador mineiro participou, em Curitiba, de homenagem ao prefeito da capital paranaense, Beto Richa, promovida pela Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic). Durante a solenidade, Aécio Neves apontou o profissionalismo na administração pública como a principal contribuição da nova geração de políticos ao país.

CURITIBA (25/06/07) – O governador Aécio Neves participou, nesta segunda-feira (25), em Curitiba, no Paraná, de homenagem ao prefeito da capital paranaense, Beto Richa, promovida pela Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic). Durante a solenidade, o governador destacou que a principal contribuição que a nova geração de políticos tem a dar ao país é a troca de experiências entre os diversos níveis de administração para o aprimoramento e o profissionalismo na gestão pública no Brasil.

“A grande contribuição que a nossa geração de homens públicos pode dar ao país é exatamente esta de introduzir métodos novos de gestão na administração pública. Não acredito em resultados para as pessoas se não houver profissionalismo, se não houver eficiência e instrumentos novos de controle da gestão do dinheiro público”, disse Aécio Neves, em entrevista.

O governador destacou que o Governo de Minas, ao lado de outros estados e municípios, representa uma nova forma de administração pública, que valoriza o profissionalismo, a eficiência e a busca de resultados. Segundo ele, o planejamento do Estado é baseado na eficiência da gestão, profissionalismo dos administradores públicos e o estabelecimento de metas e resultados a serem alcançados por todas as secretarias e órgãos governamentais.

“Nós não temos de entrar mais naquela discussão antiga de Estado mínimo e Estado máximo. Isso é coisa do passado. Nós buscamos o Estado eficiente, capaz de apresentar resultados e, obviamente, dentro do possível, profissionalizar a ocupação dos cargos público”, afirmou.

Segundo Aécio Neves, algumas ações adotadas nos últimos anos pela nova geração de administradores públicos têm mudado a visão de que o setor público era ineficiente por natureza. “Estamos demonstrando, com ações, que a gestão pública pode apresentar resultados muito próximos, em determinados momentos até, mais vigorosos do que o setor privado apresenta. Desde que se tenha meta ou mecanismos de controle, os resultados podem chegar aos objetivos que queremos chegar”, afirmou.

A homenagem da Aecic ao prefeito Beto Richa também contou com a presença do vice-governador de Santa Catarina, Leonel Pavan, do senador Osmar Dias (PR) e de diversos deputados federais e estaduais.

Linha Verde

Durante a visita à capital paranaense, o governador Aécio Neves visitou a antiga BR-116, batizada agora de Linha Verde, sexto corredor de transporte coletivo de Curitiba. O acesso representa um novo conceito de avenida urbana, com 12 pistas, ciclovia, arborização feita com espécies nativas e ônibus que trafegarão em canaleta exclusiva usando biocombustível.

Aécio Neves também se reuniu com a equipe de saúde da prefeitura para conhecer o programa de modernização da rede de atendimento a urgências médicas de Curitiba, que terá um total de oito centros de atendimentos. Em março deste ano, foi inaugurado o Centro Municipal de Urgências Médicas (CMUM). A unidade oferece pronto-atendimento adulto e infantil, em tempo integral, com estrutura de internamento para pacientes portadores de patologias, como asma, cálculo renal e pneumonia, entre várias outras.