Gestão

15h01min - 29 de Março de 2011 Atualizado em 23h34min - 30 de Junho de 2013

Agentes de vários municípios são preparados em Defesa Civil

BELO HORIZONTE (29/03/11) - Um total de 20 agentes de defesa civil dos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Santa Rita do Sapucaí e Serro está sendo preparado, a partir desta terça-feira (29), em Belo Horizonte, em ações de planejamento, organização e controle das operações de resposta em situações críticas. Realizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG), o treinamento segue até quinta-feira (31).

De acordo com o secretário-executivo da Cedec/MG, tenente-coronel Eduardo César Reis, o Curso Básico de Sistema de Comando em Operações (CBSCO) tem por objetivo preparar o agente de defesa civil quando, na ocorrência de um desastre, várias agências forem envolvidas. “As chamadas situações críticas exigem, tanto do agente quanto dos órgãos envolvidos, uma postura organizacional não rotineira para a coordenação e o gerenciamento integrados com as ações de respostas”, disse.

Durante os três dias de curso, coordenadores municipais de defesa civil, policiais e bombeiros militares e profissionais da área são instruídos na ferramenta gerencial do SCO para coordenarem os esforços de forma sistêmica e minimizarem dificuldades. Na grade do curso, estão previstas aulas sobre Comando Unificado, Planos de Ação, Áreas e Instalações, além de exercícios simulados. Para este treinamento, a Secretaria de Estado de Saúde é convidada para falar sobre ações de prevenção contra a dengue no Estado.

As aulas acontecem no período das 8h às 17h, no complexo da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, na capital. Para inscrição nos cursos oferecidos pela Cedec/MG, basta acessar o site www.defesacivil.mg.gov.br e preencher um formulário.

SCO em Minas

A ferramenta gerencial SCO foi utilizada com sucesso nos casos do rompimento da barragem São Francisco em Miraí, na Zona da Mata, desastre que provocou o vazamento de cerca de dois milhões de metros cúbicos de lama; no incêndio da cadeia pública de Ponte Nova; na contaminação dos Rios São Francisco, Doce e das Velhas por cianobactérias; no tremor de terra em Itacarambi, no Norte do Estado; no derramamento de produto químico em Capitólio, no Sul de Minas e em eventos com granizo e inundações.