Governador

10h43min - 09 de Março de 2013 Atualizado em 11h13min - 01 de Julho de 2013

Alberto Pinto Coelho abre o 2º Fórum Mineiro de Gestores Públicos de Juventude

O Fórum realizado em Araxá tem como objetivo a capacitação e integração dos gestores públicos da juventude de Minas Gerais para incentivar ações efetivamente transformadoras de suas respectivas realidades locais.

O vice-governador Alberto Pinto Coelho esteve, no início da noite de sexta-feira (08/03), em Araxá, no Alto Paranaíba, onde participou do 2º Fórum Mineiro de Gestores Públicos de Juventude. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, ocorre a cada dois anos e o primeiro foi realizado em 2011, em Belo Horizonte.

Em seu discurso, o vice-governador  ressaltou a importância de se fixar políticas de estado para juventude que tenham uma dimensão institucional e que tragam em seu bojo uma dimensão intersetorial.

“Os interesses da juventude permeiam e perpassam por todos os segmentos próprios da atividade pública. Sinto-me  muito honrado de ter sido designado pelo governador Antonio Anastasia para coordenar o Comitê Intersetorial que é composto por treze Secretarias de Estado. Temos muitos desafios pela frente. Questões palpitantes  como a vulnerabilidade social, o enfrentamento das drogas, as desigualdades sociais e a inclusão social precisam ser debatidas em profundidade.  O êxito da juventude é o êxito de Minas e do Brasil, no presente e no futuro”,  concluiu Alberto Pinto Coelho.

De acordo com o subsecretário de Estado da Juventude, Gabriel Azevedo, a realização do Fórum aproxima Prefeituras e Governo do estado para falarem a mesma língua, para atraírem os mesmos investimentos e para buscarem os mesmos objetivos. “Com a realização do fórum, prefeitos  e gestores da juventude vão passar a se articular no sistema estadual para a juventude mineira”, afirmou.

Na manhã deste sábado, o governador de Minas Gerais Antonio Anastasia participará do fórum. Também na programação, o subsecretário de Estado da Juventude, Gabriel Azevedo dará uma palestra sobre o sistema estadual de juventude e a atuação da subsecretaria de Estado da Juventude.

Na parte da tarde, acontece a cerimônia de adesão do Programa “Papo Legal.” Logo após, a secretária-adjunta da Secretaria Nacional  de Juventude e presidente do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), Ângela Guimarães falará aos participantes sobre o sistema nacional de juventude  e sobre a atuação da secretaria nacional da Juventude.

Logo após, a professora  Juliana Chiari, coordenadora do Centro de Estudos de Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro e o professor Louis Allanic, coordenador do projeto “Observatório da Juventude” na Fundação João Pinheiro, vão apresentar  um diagnóstico da juventude no estado de Minas Gerais.

Fechando a programação deste sábado, o secretário de Estado da Juventude, Gabriel Azevedo, e o assessor Antônio  Claret, irão falar aos gestores públicos sobre a 3 Conferência Estadual da Juventude e as metas do milênio.  O 2º Fórum Mineiro de Gestores Públicos de Juventude será encerrado na manhã de domingo (10/03).