Governador

10h17min - 22 de Maio de 2013 Atualizado em 15h06min - 30 de Junho de 2013

Alberto Pinto Coelho destaca importância de Antônio Secundino para o desenvolvimento do agronegócio

Governador em exercício presidiu solenidade de entrega da comenda, que resgata um dos mais relevantes nomes do setor agrícola brasileiro

O governador em exercício Alberto Pinto Coelho presidiu na noite de terça-feira (21/5), em Patos de Minas, a solenidade de entrega da Comenda Antônio Secundino de São José, concedida a pessoas e instituições que prestam ou prestaram relevantes serviços a favor do desenvolvimento da agropecuária, do saneamento e do meio ambiente. Outorgada anualmente pelo Governo de Minas, este ano homenageou 11 personalidades, além do governador em exercício.

Ao agradecer o agraciamento, Alberto Pinto Coelho destacou o relevante papel que o professor Antônio Secundino, inspirador da comenda, teve para o desenvolvimento do agronegócio. Nascido em 16 de fevereiro de 1910, na fazenda do Onça, hoje município de Presidente Olegário, Antônio Secundino foi um dos fundadores, em 1945, da companhia Agroceres Ltda., empresa que se dedica à pesquisa de sementes e ao agronegócio, responsável pela introdução do milho híbrido no Brasil.

“A memória viva de Antônio Secundino de São José se faz cada vez mais presente como precursor que foi do moderno agronegócio brasileiro, ao fundar a empresa modelo de inovação e pesquisa em que se transformou a Agroceres, hoje referência mundial no setor agrícola. Soube combinar, de forma admirável, seu trabalho científico em genética suína e na criação do milho híbrido, experimentação e biometria com uma excepcional capacidade empreendedora”, ressaltou o governador em exercício.

Destaques do agronegócio

Também foram homenageadas outras 11 personalidades que se destacaram no setor: o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Marcelo Lana Franco; o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) de Patos de Minas, Sérgio Glicério Martins; os professores Francisco Carlos Faria Lobato (Escola de Veterinária da UFMG); Gilberto Chonaku Sedyama (Departamento de Engenharia Agrícola da UFV), e Luiz Roberto Guimarães Guilherme (Departamento de Ciência do Solo da Ufla); o pesquisador José de Barros França Neto, da Embrapa Soja; o diretor-executivo do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, José Aparecido Gonçalves; o diretor-presidente da Fundação Procafé, José Edgard Pinto Paiva, e os empresários e produtores rurais Marco Antônio Nasser de Carvalho e Haroldo Barcelos Veloso.

Criada em 1991, por meio da Lei nº 10.573 e regulamentada pelo Decreto nº 33.473/1992, a comenda é entregue durante a tradicional Festa Nacional do Milho (Fenamilho), em Patos de Minas, que este ano chega a sua 55ª edição.

Presente à cerimônia, o presidente do Conselho Diretor da Comenda e também secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, considerou que a solenidade em Patos de Minas ganhou projeção nacional, por atrair as mais expressivas personalidades políticas do agronegócio do país.

Investimentos expressivos

Durante seu pronunciamento, o governador em exercício lembrou as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em Patos de Minas, que contribuíram para o crescimento cada vez mais sólido do município e todo o Alto Paranaíba. Durante a visita à cidade, na terça-feira, além de assinar despacho governamental para início das obras de modernização do aeroporto e inaugurar a Subestação da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) Patos 2, Alberto Pinto Coelho listou os investimentos destinados a todas as áreas para o município.

“No último biênio, de 2011 até maio deste ano, o Governo de Minas investiu no município, em programas e ações de políticas públicas em saúde, educação, energia, abastecimento de água, saneamento básico e segurança recursos no montante de R$ 123,4 milhões, reconhecendo a importância estratégica de Patos de Minas no desenvolvimento regional e de sua importância na economia nacional”, enfatizou.

Também participaram da cerimônia o presidente da Epamig e orador oficial da cerimônia, Marcelo Lana Franco, o prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Cláudio Nasser de Carvalho, além de autoridades locais e do setor agropecuário.