Educação | Infraestrutura | Governo

18h03min - 30 de Agosto de 2013 Atualizado em 18h03min

Alberto Pinto Coelho inaugura novas instalações de escola estadual no município de Barroso

Foram investidos R$ 3,6 milhões na construção da nova sede da escola, beneficiando diretamente mais de 1.300 alunos

O vice-governador Alberto Pinto Coelho, acompanhado da secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, inaugurou nesta sexta-feira (30), em Barroso, região Central de Minas, o novo prédio da Escola Estadual Francisco Antônio Pires. A obra, executada peloDepartamento Estadual de Obras Públicas (Deop), teve investimentos de R$ 3,6 milhões.

Em seu pronunciamento, o vice-governador salientou que a educação é uma das prioridades do Governo de Minas, não só na conquista e adequação física das escolas, mas também no conteúdo. “Os avanços pedagógicos do ensino público de Minas Gerais veem conquistando reconhecido destaque pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico). A inauguração desta nova sede é um momento de muita comemoração. É um momento também de celebrar a reciprocidade do corpo docente desta escola, dos seus alunos e das suas famílias. Isso é fundamental para manter a qualidade de ensino”, disse Alberto Pinto Coelho.

O vice-governador destacou ainda a importante parceria entre o Governo do Estado e os municípios. “Vivemos um cenários de novas conquistas em Minas e no desenvolvimento das cidades e das regiões do nosso estado”, afirmou.

A Escola Francisco Antônio Pires atende, nos três turnos, mais de 1.300 alunos dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – que oferta os cursos técnicos de Informática e Contabilidade na escola –, e Curso Normal. A unidade conta com 64 professores e 30 servidores.

A secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Gazzola, falou sobre o permanente investimento do Governo na área. "Nós, do Governo de Minas, temos trabalhado e nos empenhado muito para fortalecer a rede estadual de educação. Se por um lado, temos investido maciçamente na infraestrutura, reformando e construindo escolas, como fizemos aqui em Barroso na Escola Estadual Francisco Antônio Pires, também estamos muito atentos à valorização e à formação continuada de nossos servidores e na qualidade de nossos programas e políticas públicas. Este é a receita da qualidade da Educação em Minas", destaca a secretária.

A prefeita de Barrroso, Eika Oka de Melo, agradeceu o apoio do Governo de Minas e afirmou que o município vive um momento especial com a inauguração da nova sede da escola. A prefeita, que também é educadora, disse sentir-se honrada em tornar o sonho da construção do prédio possível. “Graças à parceria com o governo, estamos entregando uma escola com uma estrutura moderna e ampla. Sem dúvida é a realização de um sonho”, salientou.

Para Eika Oka, uma escola de qualidade é aquela que trabalha com alegria. “Uma boa equipe é aquela que desenvolve a capacidade de rir e de se reinventar. O bom profissional é aquele que não deixa o aluno se tornar apático na capacidade de ser”, observou a prefeita de Barroso.

Obra

A nova sede da escola é formada por dois prédios, nos quais estão distribuídos 18 salas de aula, incluindo de línguas e de informática, secretaria, depósito de material didático, salas diretoria, vice-diretoria, supervisora e de professores, instalações sanitárias, copa, dois laboratórios de ciências e depósitos, biblioteca, recreio coberto, cozinha, despensa, vestiário de funcionários e circulações cobertas. A escola também conta com quadra poliesportiva e arquibancada cobertas, com área reservada para cadeirantes.

O diretor da Escola Estadual Francisco Antônio Pires, Waldeber Fraga, afirmou que a inauguração do prédio é um marco para o engrandecimento da  comunidade de Barroso.  “Essa obra representa os anseios de anos de alunos e de todos que fazem parte desta unidade escolar, que buscaram ao longo do tempo um espaço de referência para a aprendizagem”, afirmou Waldeber.

Para o diretor-geral do Departamento Estadual Obras Públicas (Deop), Fernando Antônio Jannotti, a nova sede da escola representa muito mais do que uma obra entregue. “A escola é o resultado de um trabalho no qual buscamos estar inseridos na política pública da Educação, um ambiente onde alunos recebam o conhecimento e professores promovam a criação de novos cidadãos”, afirmou.