Governador

17h17min - 26 de Novembro de 2012 Atualizado em 13h40min - 01 de Julho de 2013

Alberto Pinto Coelho inaugura novas instalações dos fóruns de Virginópolis e Açucena

As obras, executadas com recursos do TJMG, buscam atender às necessidades de acessibilidade das pessoas com dificuldade de locomoção

O governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, inaugurou no início da tarde desta segunda-feira (26), em Virginópolis, região do Vale do Rio Doce, as instalações o Fórum Doutor José Rabello Campos, que passou por uma ampla reforma. A obra custou R$ 1,13 milhão e foi executada com recursos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Participaram da solenidade o presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, e o diretor do Fórum da Comarca de Virginópolis, Rodrigo Dias de Castro, entre diversas autoridades.

Em seu discurso, o governador em exercício destacou que existe em Minas Gerais uma harmonia muito grande na relação entre os poderes constituídos. “Sabemos todos dos desafios e das responsabilidades que temos à frente do Poder Executivo, ao lado do governador Antonio Anastasia. Também entendemos a importância do Poder Judiciário no desenvolvimento das comunas deste Estado, com 853 municípios”, salientou Alberto Pinto Coelho.

De acordo com o presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, a administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, historicamente, tem-se debruçado sobre a realidade do Judiciário para estabelecer as prioridades de atendimento dentro de um critério justo. Em Minas Gerais existem 296 Comarcas, todas informatizadas.

“É sempre com muita alegria que se inaugura uma obra. É um sinal de que foi possível realizar e atender uma comunidade merecedora de melhoria. Desejo que este Fórum de Virginópólis, renovado e mais bonito, esteja revigorado para que possa cumprir a sua missão de alcançar o justo”, afirmou o desembargador Joaquim Herculano.

Reforma geral

A obra de reforma foi executada com recursos do TJMG. A comarca possui vara judicial única e a edificação abriga todos os setores do fórum, além do Ministério Público, OAB e Defensoria Pública.

A estrutura física do prédio, construído na década de 70, passou por uma reforma geral. O prédio ganhou nova cobertura e revestimentos de fachadas e muros. Também foram trocados os pisos internos e externos desgastados pelo tempo, além das esquadrias de ferro e madeira. As partes elétricas e hidráulicas foram substituídas. Também foram trocadas as instalações de telecomunicações e de prevenção e combate a incêndio.

As obras também buscaram atender às necessidades de acessibilidade das pessoas com dificuldade de locomoção. Foi instalado um elevador e foram construídas rampas de acesso, sinalização tátil e visual e instalações sanitárias adaptadas.

Fórum de Açucena

No final da tarde, Alberto Pinto Coelho seguiu para a cidade de Açucena, também no Vale do Rio Doce, onde inaugurou o novo Fórum de Açucena. As obras do prédio, no valor de R$ 2,9 milhões, também foram custeadas pelo TJMG.

O edifício de três andares conta com uma moderna estrutura e abriga, além das unidades do Fórum da Comarca de Açucena, o Ministério Público, a Defensoria Pública, o cartório eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).