Governador

16h41min - 10 de Agosto de 2012 Atualizado em 12h43min - 30 de Junho de 2013

Alberto Pinto Coelho participa de inauguração do Terminal Integrador do Grupo Vale, em Araguari

Vice-governador destacou a safra recorde de grãos em Minas com 12 milhões de toneladas e o momento que o Estado vive na gestão pública

O vice-governador Alberto Pinto Coelho participou, nesta sexta-feira (10), em Araguari, no Triângulo Mineiro, da inauguração do Terminal da VLI- Empresa Logística do Grupo Vale. Construído em uma área superior a 460 mil metros, o Terminal Integrador de Araguari é um dos maiores terminais de transbordo da América Latina, com capacidade instalada para movimentar 1 milhão de toneladas de grãos por mês, além de 340 mil toneladas de fertilizantes.

A solenidade contou com a participação do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, do diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Ivo Borges; do diretor executivo de Logística e Pesquisa Mineral da Vale, Humberto Freitas; e do diretor-presidente da VLI, Marcelo Spinelli.

Em seu discurso, Alberto Pinto Coelho salientou a importância da logística no momento em que Minas bate recorde na safra de grãos. “Minas, pelo segundo ano consecutivo, em 2012, bate recorde na produção de grãos, atingindo 12 milhões de toneladas. Neste contexto, investir em logística tornou-se, no mercado globalizado de nossos dias, a chave de abertura e de segurança do mercado internacional. Araguari e Minas Gerais colocam-se, portanto, na vanguarda de um novo tempo da economia brasileira.”, frisou o vice-governador.

Segundo a VLI, a estrutura do novo terminal aumentará a capacidade de escoamento para os produtores brasileiros, com impacto especial nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, por onde passa grande parte da produção do agronegócio nacional. Além disso, a integração com a malha ferroviária, de forma a evitar manobras para formação das composições e carregamento dos vagões, garantirá a agilidade necessária para que as cargas cheguem com uma rapidez ainda maior ao destino final — o Complexo Portuário de Tubarão.

O diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, salientou que a inauguração do terminal em Araguari é um passo muito importante para a empresa, no que se refere à logística do país. “A Vale é uma das empresas privadas que mais investe na infraestrutura nacional por meio de uma cadeia que integra mina, ferrovia e porto. Acreditamos que contribuímos fortemente nas exportações brasileiras. A criação da VLI, que é a responsável por este terminal, foi uma decisão estratégica da Vale para concentrar os artigos de operações e suprimentos de cargas em geral e garantir mais foco no negócio. Isso foi um passo muito importante”, afirmou Murilo Ferreira.

Alberto Pinto Coelho destacou que nesta semana o governador Antonio Anastasia anunciou nova etapa do programa Caminhos de Minas. O programa prevê investimentos de R$ 3,2 bilhões e os recursos serão utilizados para pavimentação de 1.955,6 quilômetros de rodovias, beneficiando diretamente 107 municípios, entre eles Araguari.

O vice-governador falou ainda sobre as ações de desenvolvimento do governo nas cidades mineiras e citou investimentos em diversas áreas como a saúde. “A ação desenvolvimentista e de Extrema parceria do governo mineiro se faz presente em Araguari com investimentos em diversos setores como infraestrutura viária e na saúde. Nos últimos anos, investimos no município mais de R$ 12 milhões na área primordial da saúde. Como exemplos, cito os R$ 3,9 milhões destinados à implantação da Policlínica Municipal, recentemente inaugurada, e R$ 3,5 milhões aplicados em melhorias na Santa Casa, além das seis UTIs neonatais, uma referência na região”, frisou.

Momento de Minas

O vice-governador ressaltou a modernização da gestão administrativa do Estado observada nos últimos dez anos, com uma nova visão do papel governamental como coordenador e estimulador da ação econômica e da transformação social, em parceria com a livre iniciativa, com sociedade civil, poderes Executivo e Legislativo, trouxe reconhecimento de agências internacionais.

“Temos consolidadas, em Minas, as bases de um desenvolvimento, pautado, sobretudo, em um ambiente de gestão governamental e de dinamismo social, gerando mais empregos de qualidade e maior renda. Tudo isso fez a conceituada agência internacional de classificação, a Standard & Poors, conferir a Minas Gerais o Investiment grade e a notação BR AAA, ou seja, a mais alta em termos de confiabilidade para os negócios com parceiros internacionais”, afirmou Alberto Pinto Coelho.

O vice-governador falou ainda sobre o modelo de Parceria Público-Privada, referência para o Brasil. “Temos, hoje, um estado indutor do desenvolvimento por excelência, em ação participativa e solidária. Por isso, a chamada PPP teve em Minas Gerais o primeiro campo experimental de pleno sucesso, servindo de referência para a adoção do mesmo modelo pelo governo federal”, disse Alberto Pinto Coelho.