Minas por Região
Saúde

17h12min - 12 de Dezembro de 2011 Atualizado em 14h38min - 30 de Junho de 2013

Aliança pela Vida capacita 20 mil profissionais para atuarem no combate às drogas

BELO HORIZONTE (12/12/2011) - Em uma iniciativa inovadora, o Estado capacitou 20 mil profissionais de diversas áreas para atuarem no combate às drogas, através do curso “Prevenção em Pauta”. A capacitação faz parte do programa Aliança pela Vida. Os certificados foram entregues nesta segunda-feira (12), durante cerimônia em Belo Horizonte.

Antônio Jorge de Souza Marques, secretário de Estado de Saúde de Minas Geraise coordenador do Comitê da Agenda Intersetorial de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, afirmou que o programa busca envolver toda a sociedade para o enfrentamento do problema.

“Esta é uma iniciativa singular no país. Somos os primeiros a construir uma política intersetorial, envolvendo as Secretarias de Estado de Saúde, Defesa Social, Desenvolvimento Social e Educação. Isso porque compreendemos o aspecto amplo do problema e a necessidade de adesão da sociedade. Somente com a mudança de comportamento e do modo de olhar o problema avançaremos no combate às drogas”, disse.

Um dos objetivos do curso foi desenvolver o potencial de alunos de diferentes áreas, capazes de refletir sobre o papel da família e da sociedade na transformação dos usuários, promovendo a mudança do comportamento das pessoas. O curso também buscou revelar a dimensão do problema das drogas no processo saúde-doença e em questões como violência e corrupção.

Segundo Clóvis Eduardo Benevides, subsecretário de Política sobre drogas da Secretaria de Defesa Social, esta foi uma etapa importante na luta contra as drogas. “Encerramos hoje, a primeira etapa de um projeto audacioso e inovador. O Aliança pela Vida irá transformar o modo como os gestores públicos atuam e enfrentam o problema. Esta capacitação abre a jornada que iremos percorrer na luta contra as drogas, pois mobiliza profissionais e sociedade civil. Uma das etapas mais importantes é esta: convocar a sociedade para responsabilizar-se”, disse.

Para Mércia de Souza de Azevedo, gerente do Programa Educacional de Atenção ao Jovem (PEAS Juventude) e uma das tutoras, o curso tem um significado especial. Durante a cerimônia, ela narrou sua experiência na luta contra o tabaco. “Fui dependente de nicotina. Porém, recebi um ultimato, era preciso que eu largasse o cigarro para ministrar o curso. Eu queria muito participar e concordei com o desafio. Foi uma luta e tanto. Mas, no final, larguei o vício. Além disso, a minha experiência foi relatada durante uma das aulas e discutida. Os alunos puderam, então, compreender melhor o que se passa com um dependente químico”, contou.

Dinâmica inovadora

O curso teve início em setembro deste ano e utilizou a estrutura do Canal Minas Saúde, do Governo de Minas, uma das maiores redes de educação a distância do país. Foram utilizados recursos tecnológicos como transmissão de aulas gravadas pela TV nos pontos de recepção do sinal do Canal, que hoje totalizam mais de 11 mil pontos localizados em Estabelecimentos de Saúde, Escolas Estaduais, Centros de Referência de Assistência Social, Presídios e Unidades Sócias Educativas.

Os conteúdos abordados pelas aulas transmitidas na TV foram complementados através de materiais extras e atividades interativas desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem disponibilizados via web.

Para Luís Renato Braga, analista jurídico da Casa do Albergado Presidente João Pessoa, unidade prisional de regime aberto, o curso foi uma iniciativa importante. “O principal ponto foi a identificação das drogas (lícitas e ilícitas). A apresentação das redes de atenção, dos conceitos, etc. E tudo isso foi feito em um ambiente virtual acessível, com dinâmica de ensino moderna, vídeos bem produzidos”, avaliou. Durante a cerimônia, o secretário anunciou que o curso abrirá mais 30 mil vagas no próximo ano.

Aliança pela Vida

O combate às drogas é uma das prioridades do Governo de Minas. Com o objetivo de envolver diversos setores do governo para enfrentar o problema, foi lançado o programa Aliança pela Vida. Trata-se de uma parceria do estado com entidades da sociedade civil para fortalecer a luta contra as drogas e ampliar as ações e medidas de enfrentamento.

Para implantar efetivamente o programa, o governo determinou a aplicação de até 1% do orçamento de órgãos e secretarias do Estado que desenvolvam programas sociais a projetos de prevenção e combate às drogas. Apenas para 2011, estão previstos investimentos da ordem de R$ 70 milhões.

As ações do programa são voltadas ao atendimento de usuários, dependentes de drogas e seus familiares e à capacitação de profissionais de saúde, da área de assistência social e do sistema de defesa, atuando também na repressão ao tráfico de drogas.

Na primeira etapa, os recursos foram destinados a cinco ações principais. O curso “Prevenção em Pauta”, encerrado nesta segunda-feira, é parte destas ações. Para a área de saúde, o governador Antonio Anastasia autorizou medidas para viabilizar a ampliação dos “Centros de Atenção Psicosocial (CAPs)”, com instalação de 20 novas unidades. Atualmente, são 156 em atividade no Estado, destinados a acolher pessoas com transtornos mentais e estimulando a sua integração social e familiar. Os novos CAPs atenderão especificamente dependentes de álcool e outras drogas.

Em outros campos de atuação, faz parte a “Rua Livre de Drogas”, que transformará locais de consumo e de venda de drogas ambientes propícios a atividades culturais, esportivas e de lazer, inibindo o uso de drogas nesses locais.

O “SOS Drogas” que terá 20 atendentes qualificadas atender a quem procura o serviço, por meio do telefone 155. As “Equipes de Socorro Familiar”, formadas por psicólogo e assistente social, que atenderão familiares de usuários de drogas em casa.

Foi assinado também Edital Público de chamamento para seleção de cem projetos de entidades sociais. Elas receberão recursos de até R$ 70 mil do Governo de Minas para desenvolver ações de mobilização social nas áreas da educação e juventude.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato