20h56min - 02 de Junho de 2011 Atualizado em 00h08min - 28 de Junho de 2013

Alunas da rede estadual recebem prêmio em concurso de redação com o tema leite

BELO HORIZONTE (02/06/11) - O Dia Mundial do Leite foi comemorado no dia 1º de junho, mas vai ficar na memória de três jovens do interior do Estado por muito tempo. Laís Barbosa Martins, de 10 anos; Maria das Graças Macena Azevedo, de 12 anos e Samara Ferreira Gomes, de 16 anos receberam, nesta quinta-feira, prêmios pelo bom desempenho que tiveram no concurso de redação “Leite, fonte de saúde e conhecimento”. Elas escreveram as melhores redações sobre os benefícios do leite e se destacaram entre 1800 participantes. As estudantes ganharam um netbook cada uma na abertura da Superagro 2011.

O prêmio foi entregue pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, pela secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, e pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento.

Diante de uma plateia composta por produtores rurais e representantes de órgãos que atuam no setor de agricultura e pecuária, as jovens foram bastante aplaudidas. Afinal, todos os presentes sabiam da importância do leite para o Estado.

As três estudantes da rede estadual fizeram questão de destacar os motivos pelos quais foram escolhidas as melhores. Laís Barbosa, por exemplo, é aluna da Escola Estadual Dom Velloso, de Ouro Preto, e falou dos derivados do leite. Autora da redação “Leite: Sinônimo de Vida e Saúde”, a jovem escritora não poupou argumentos para apontar a importância do alimento. “Falei da manteiga, iogurte, mussarela e outros produtos que vêm do leite. O leite faz muito bem para saúde e também é muito gostoso”, defende.

Já Maria das Graças utilizou a experiência pessoal para escrever a redação. Moradora da pequena Buenópolis, que tem 10 mil habitantes, ela escreveu sobre a experiência do produtor. “Como eu sou do campo é mais fácil ter uma noção sobre leite. Eu procurei falar das vitaminas e também sobre o fazendeiro que tira o leite, como acontece esse processo”, explica a estudante da Escola Estadual Mestra Rosinha, autora da redação “Leite, fonte de vida”.

Para Samara Ferreira, o prêmio veio em dose dupla. A estudante da Escola Estadual Levi Durães Peres, de Montes Claros, completa seus 17 anos no próximo dia 04 e o prêmio no concurso foi um presente antecipado. Além de falar da importância nutricional do leite, a jovem destaca que ganhar um concurso de nível estadual tem um sabor até melhor do que o de um bom copo de leite. “É sempre bom ser reconhecido pelo trabalho bem feito. Ganhar esse concurso me deu incentivo para estudar ainda mais para o vestibular e realizar meus sonhos”, conta. Como embasamento para a redação, Samara utilizou um trabalho que havia feito sobre o leite, no qual abordou o valor nutricional e a importância econômica. Diante de tanta “experiência” em leite, Samara deixa uma dica para quem não gosta da bebida. “Que comece a praticar o hábito de tomar leite. Uma hora ou outra vai acabar gostando, porque é bom e faz bem para saúde”, aconselha.

As três estudantes mereceram elogios da secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola. Para a secretária, o desempenho das jovens mostra que há muita qualidade nas escolas da rede estadual. “Isso mostra que podemos dar visibilidade para os talentos que existem nas escolas da rede estadual. Há alunos de excelente nível e escolas de ótima qualidade. Temos feito um esforço muito grande nos últimos oito anos para aumentar a qualidade da rede e momentos como esse revelam que estamos tendo sucesso”, afirma. Elmiro Nascimento ressalta ainda a presença feminina entre as melhores. “Foram três ganhadoras. Isso nos remete à importância da mulher para o agronegócio mineiro”, completa.

Concurso

O concurso de redação “Leite, fonte de saúde e conhecimento”, foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O concurso recebeu cerca de 1800 textos de escolas da rede estadual e premiou uma representante do 1º ao 5º anos do ensino fundamental, uma do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e uma do ensino médio. A iniciativa foi tomada para comemorar o Dia Mundial do Leite.