17h27min - 25 de Janeiro de 2011 Atualizado em 18h41min - 30 de Junho de 2013

Aluno da rede estadual é exemplo na luta contra a dengue

BELO HORIZONTE (25/01/11) - Gabriel Miranda da Silva tem dez anos e apesar da pouca idade, já se preocupa em combater um inimigo terrível da população, o Aedes aegypti, popularmente conhecido como mosquito da dengue. Em seu dia a dia, ele se reúne com os colegas da Escola Estadual Professor Chico Dias e como super-herói que se imagina, inicia as buscas dos locais de esconderijos desse vilão.

“Visto uma capa de chuva e pego um saco plástico onde coloco garrafas, pneus e tudo o que pode servir de moradia para o mosquito”, destaca o garoto que mora em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado. A mobilização de Gabriel Miranda teve o reconhecimento do Governo de Minas. Na última quinta-feira (20), ele foi premiado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) como ‘Garoto Força Tarefa’. Contemplado com um laptop, o estudante se destacou por ter mobilizado familiares e vizinhos na eliminação de focos do mosquito da Dengue e ter conseguido recolher 200 objetos que poderiam ser possíveis criadouros do mosquito.

Na ação Força Tarefa de Combate à doença desenvolvida pela SES, o caminhão chamado Dengue Móvel foi às ruas de Divinópolis para trocar objetos que servem de espaço por material escolar. “Eu consegui trocar latinhas e garrafas descartáveis por 131 lápis, 70 borrachas e oito cadernos”, conta Gabriel.

Quando tinha oito anos, Gabriel Miranda teve dengue, e as lembranças não são nada boas. “Fiquei bem fraquinho, sem fome, com dor de cabeça, febre e tomei soro na veia”, recorda. Da doença ele tirou um aprendizado. “As pessoas devem se preocupar, pois a gente fica mal e pode até morrer”, explica. Na família dele, a mãe, a avó e duas tias, também já tiveram a doença.

Os casos de dengue na família fizeram com que Gabriel Miranda se mobilizasse ainda mais. Sua preocupação é tanta que para prevenir a doença ele já tem as dicas na ponta da língua. “Não podemos deixar garrafas nem latas no terreiro. Também não podemos acumular lixo e devemos tirar a água dos pratinhos das plantas e colocar areia”, alerta o estudante. A proliferação do mosquito ocorre principalmente no verão, época de muita chuva, e que os locais citados por Gabriel Miranda acumulam água e servem de morada para o mosquito.

Conscientização

Estudante do quinto ano do Ensino Fundamental, Gabriel Miranda começou a se preocupar com a dengue quando entrou na escola. “Desde o primeiro ano escolar, em 2007, os professores já conversam e orientam os alunos sobre a Dengue. Com esse conhecimento, meu filho procura alertar as pessoas sobre os riscos da doença”, explica a mãe, Alessandra Miranda Quadros.

Na escola, o tema dengue foi tratado de forma séria e contou com a mobilização de professores e alunos. As turmas de ensino fundamental e médio fizeram estudo sobre o mosquito transmissor, apresentações de teatro que despertavam para conscientização, além de uma fanfarra pelas ruas do bairro. Com uso de material reciclável, os estudantes procuravam orientar e convocar as pessoas para um mutirão de ações contra a doença.

“Houve época em que a nossa região apresentou muitos focos do mosquito. Por isso, quando realizamos o projeto pensamos em uma intervenção direta na comunidade”, explica a diretora, Maria Cristina Ferreira e Silva, que ainda destacou a parceria e grande atuação de Gabriel nessa tarefa.

O trabalho que começou em sala de aula ganhou espaço também na casa de Gabriel Miranda, onde mora com os pais e o irmão de três anos. “Ele puxa a minha orelha quando jogo algo fora da forma errada. Ele vira para mim e fala: “Mãe, isso não pode”, comenta Alessandra Miranda Quadros. A mãe ainda destaca que ele sempre se preocupou com os vizinhos. “Isso é dele e não é só com a dengue. Na época das chuvas ele sempre sai para olhar o nível do rio que passa no bairro”, comenta.

Novo espaço

Além de ampliar as possibilidades de pesquisa para a escola o laptop conquistado pelo ‘Garoto Força Tarefa’ também será uma ferramenta virtual para que ele atue no combate à doença. “Vou colocar internet no meu computador e vou jogar o Dengue Ville nele”, adianta o estudante que teve acesso ao jogo virtual de combate à Dengue criado pelo Governo de Minas, em 2010. O aplicativo instalado no orkut teve mais de um milhão de usuários.

A mobilização realizada por Gabriel Miranda e o reconhecimento do seu esforço deixam a mãe orgulhosa. Alessandra Miranda Quadros lembra que antes, algumas pessoas não entendiam a importância do trabalho realizado pelo filho, mas que hoje o aprovam. “Ele não se preocupa só com a família, mas com a população toda”, destaca.

No mesmo dia da premiação de Gabriel Miranda, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, lançou o site: www.guerracontraadengue.com.br com o objetivo de convocar a todos ao combate à doença.