Minas por Região
Educação

09h45min - 22 de Agosto de 2012 Atualizado em 02h50min - 30 de Junho de 2013

Alunos da rede estadual são mobilizados contra a gripe

Mobilizadores sociais da Secretaria de Saúde estão visitando escolas de todo o Estado

Até setembro, alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais vão receber a visita de mobilizadores sociais da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). O objetivo é informar sobre os cuidados que devem ter para evitar a contaminação por doenças respiratórias e diarreicas. Para isso, ganham sabonetes e folders com explicações sobre os cuidados ao tossir e espirrar, a lavar as mãos com frequência, a manter os lugares sempre ventilados e a evitar o compartilhamento de objetos pessoais.

“Mobilizando as crianças, com certeza, vamos chegar até os pais, levando o conhecimento sobre medidas de prevenção para o cotidiano das famílias. Lavar as mãos com frequência deve fazer parte da rotina e não ser uma ação lembrada apenas em épocas, nas quais em as doenças respiratórias se tornam mais frequentes”, alerta o subsecretário de Vigilância em Ações em Saúde da SES/MG, Carlos Alberto Ferreira Gomes.

A diretora da Escola Estadual São Joaquim, em Conceição do Mato Dentro, na região Central do Estado, Kely Regina Batista, também confirma a importância dessa ação dentro das escolas. “Essas informações foram muito divulgadas na pandemia de influenza em 2010. Lembro que os pais se envolveram muito. Mas é preciso falar sempre sobre isso; caso contrário, cai no esquecimento; as informações se perdem. É preciso estar sempre motivando os alunos, para que eles levem o conhecimento para dentro de casa, estimulando os pais a incorporarem os hábitos corretos no cotidiano das famílias”, destaca.

A diretora da Escola Estadual Cristiano Machado, de Dom Joaquim, também na região Central, Marluce Ferreira da Silva, é outra educadora que acredita no potencial das crianças como multiplicadoras da informação. “Com certeza, elas, motivadas por essa ação que acontece dentro da sala de aula, levarão o conhecimento adquirido para dentro de casa e estimulará os pais a fazerem os mesmo, não se inibindo em corrigi-los se fizerem diferente. Isso ocorreu em 2010, quando todos estavam assustados com a gripe suína”, confirmou.

Uma das mobilizadoras da SES/MG, Ana Patrícia Castelo Branco, diz estar muito motivada. O contato com as crianças é muito estimulante; as respostas também. Ana Patrícia se mostra surpresa com o nível de consciência que encontrou nas escolas. “Muitas já sabem como é importante lavar as mãos, sabem como evitar as doenças, o que acaba por estimular os colegas a reproduzirem a ação nos ambientes escolar e doméstico”.

A ação Volta às Aulas, iniciativa da SES/MG, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, começou no dia 6 de agosto. Até agora os mobilizadores já percorreram 290 escolas de 13 municípios. A expectativa é que até o fim de setembro tenham sido mobilizados 412.000 alunos de 769 escolas estaduais das regiões Centro, Sul e Triângulo.

Regiões prioritárias

Utilizando critérios epidemiológicos, as regiões prioritárias em relação aos casos de gripe são: Centro, Sul e Triângulo. Os 133 municípios com incidência acima de 500 casos/100.000 mil habitantes receberão folhetos sobre a gripe; todos os alunos da rede estadual receberão um sabonete; haverá afixação de adesivos nos banheiros das escolas com orientações sobre a importância da lavagem das mãos e a afixação de dois cartazes por escola sobre os cuidados com a gripe. Já os municípios que possuem mais de 1.000 casos/100.000 mil habitantes, e nos municípios polo das regiões prioritárias (Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Poços de Caldas, Passos, Varginha e Alfenas), contarão ainda com a visita dos promotores da SES/MG.

O que é gripe

A gripe é uma doença respiratória, que pode ser transmitida pela tosse, pelo espirro e pelo contato com objetos contaminados. Os sintomas são febre, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, nariz escorrendo e dores musculares. Em caso de suspeita, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima; só usar medicamentos com orientação médica, pois a automedicação pode ser prejudicial à saúde. Mascara sintomas, retarda o diagnóstico e até causa resistência do vírus.

Medidas preventivas

- Lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão. O uso de álcool gel é recomendado.

- Evitar aglomerações de pessoas, principalmente em ambientes fechados.

- Seguir a etiqueta da tosse. Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com lenço de papel (de preferência descartável) ou com o braço e não com as mãos.

- Mantenha janelas abertas para ventilar o ambiente.

- Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos de uso pessoal.

Informações

Todas as informações e peças da campanha (folhetaria, spot/ rádio, VT/televisão, adesivo para banheiro, além de peças técnicas voltadas para profissionais de saúde) “A gripe quer te pegar. Aprenda a se proteger dela”, da qual faz parte a ação “Volta às Aulas”, estão disponíveis no site http://gripe.saude.mg.gov.br

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato