Minas por Região
Educação | Saúde

17h04min - 14 de Junho de 2012 Atualizado em 14h38min - 29 de Junho de 2013

Alunos da rede pública estadual fazem doações no Dia Mundial do Doador de Sangue

Parceria entre a Secretaria de Educação e a Hemominas levou alunos da E.E. Professor Francisco Brant para doarem sangue pela primeira vez.

 

Em um gesto solidário, alunos da Escola Estadual Professor Francisco Brant, no bairro Caiçara, em Belo Horizonte, foram à Fundação Hemominas, nesta quinta-feira (14), para doar sangue por primeira vez. Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, por meio do Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas), que atua fomentando a cidadania nos alunos da rede pública estadual, a Fundação Hemominas está levando os seus profissionais às salas de aula para conscientizar os alunos sobre a importância da doação de sangue.

De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde (1.353/2011), jovens de 16 e 17 anos podem doar sangue, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis ou declaração assinada pelos mesmos, autenticada em cartório. São poucos os jovens que sabem disso, e a parceria com o Peas abre as portas das escolas de Minas Gerais para que a conscientização seja uma rotina e que os alunos possam atuar como multiplicadores, bem como os professores que estão sendo capacitados.

A escola Professor Francisco Brant já passou por essas etapas, e a direção, no Dia Mundial do Doador de Sangue, convidou alunos e professores para fazerem a doação. Vitor Hugo Botaro, de 19 anos, aluno do 3º ano do turno da manhã, participou da visita. “Eu já tinha pensado em doar sangue antes, mas nunca tinha ido. O movimento na escola me fez decidir por doar hoje. Achei tranqüilo, e pretendo doar mais vezes”, diz.

Estudante do turno da noite, Roger Lima da Silva, de 18 anos, também acompanhou o grupo. “Quando meu melhor amigo sofreu um acidente, há algum tempo, eu quis doar sangue para ajudar, mas não pude por não ter o peso ideal. Agora, com a palestra e com os amigos indo juntos, resolvi doar pela primeira vez”, conta.

O professor de Biologia da escola, Vítor Meinberg, é doador há 22 anos. Ele fez a capacitação da Hemominas e está aplicando o conteúdo nas salas de aula: “Os alunos estão bem receptivos. Tinham muitas dúvidas, e queriam saber principalmente o que é necessário para ser um doador. Alguns queriam saber se dói, outros questionaram as etapas do processo. Muitos se convenceram a doar, e o importante agora é manter o tema sempre vivo, conscientizando também as próximas turmas”, afirmou.

Pensando no futuro

Outra vertente da parceria é o programa Doadores do Futuro, que tem foco nos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Eles ainda não têm idade para doar, mas já são conscientizados sobre a importância desse gesto. Helen Dupim, responsável pelo Setor de Captação do Hemocentro de Belo Horizonte, ressalta a necessidade do trabalho que vem sendo feito nas escolas. “Incentivar a doação na adolescência é uma forma de garantir novos doadores no futuro. Estamos trabalhando com o estoque abaixo de 40% e precisamos aumentar o número de doadores para que, em eventos como a Copa do Mundo, que será realizada em dois anos, estejamos preparados para, se preciso, salvarmos vidas”, explicou.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato