Minas por Região
Educação | Cultura

06h00min - 10 de Novembro de 2012 Atualizado em 16h17min - 01 de Julho de 2013

Alunos da rede pública ganham novas perspectivas no Plug Minas

Projeto do Governo do Estado transforma a vida de estudantes da região metropolitana. Para 2013, estão abertas mais de mil novas vagas

Em 2010, Marco Antonio dos Santos concluiu o ensino médio na Escola Estadual João de Arruda Pinto, em Sabará, e, com 17 anos à época, não tinha muitas perspectivas de continuar os estudos em sua comunidade. Um dia, por indicação de amigos, ele conheceu o Plug Minas, projeto do Governo do Estado dedicado à formação cultural e digital de jovens de 14 a 24 anos. Segundo o jovem, o Plug Minas transformou sua vida.

Marco Antonio ingressou no Valores de Minas, um dos núcleos do Plug Minas que oferece aulas de artes visuais, circo, dança, música e teatro. Desde então, suas perspectivas têm se ampliado. Segundo ele, o teatro o ajudou a se desinibir, a se relacionar melhor com as pessoas e a ganhar confiança. Em 2011, Marco Antonio concluiu o segundo módulo das atividades, permitindo-lhe atuar como multiplicador de arte e cultura.

“Eu era muito inibido. Aqui, vi um monte de possibilidades, conheci jovens da minha idade, com as mesmas dúvidas que eu tinha. Passei por uma transformação. O primeiro abraço que dei em alguém foi aqui, nunca tinha feito isso antes”, relata.

No mesmo ano, ele foi convocado para ser o monitor no Plug Minas após participar de um processo seletivo. Como guia de visitantes do projeto, ele desfruta de seu primeiro emprego. Agora, planeja novos voos, como fazer um curso técnico de Administração de Empresas para aprender a gerir projetos culturais.

“O lugar nos instiga a crescer, eleva nossa autoestima. Ninguém sai daqui do mesmo jeito que entrou. Aprendi minha capacidade e conheci meu próprio valor”, ele afirma.

De braços abertos

Marco Antonio dos Santos é um dentre as centenas de alunos oriundos de escolas públicas de municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte capacitados, anualmente, pelo Plug Minas.

Criado em 2009, o Plug Minas ocupa uma área com cerca de 70 mil metros quadrados no bairro Horto, região leste de Belo Horizonte, no mesmo lugar onde antes funcionava uma unidade da antiga Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem). Em dois anos, o Governo de Minas investiu R$ 28 milhões em obras de reforma e modernização dos 15 prédios do complexo. Ao todo, a instituição tem capacidade para atender 1.700 alunos.

O local é dividido em áreas arborizadas, centros de convivência, além de oito núcleos de ensino, que funcionam em parceria com empresas privadas e instituições públicas. Os núcleos que compõem o Plug Minas oferecem cursos voltados para novas tecnologias, cultura digital, empreendedorismo, arte e idiomas, em parceria com empresas privadas e instituições da sociedade civil.

Somente em 2011, o Plug Minas atendeu cerca de 19 mil pessoas, entre estudantes, educadores e participantes de atividades culturais e informativas. Aproximadamente 300 escolas públicas já foram contempladas.

“O Plug Minas implementa ações com foco na juventude, no protagonismo juvenil e com uma proposta diferenciada. Buscamos a formação de jovens em três áreas: educação, trabalho e a participação social. O projeto foi pensado para dar ao jovem a condição de entrar no mercado de trabalho”, esclarece a gerente executiva do projeto, Adriana Barbosa.

Clique aqui para ver o mapa do local.

Mil novas vagas

Para 2013, o Plug Minas abriu inscrições para preencher mais de mil vagas, distribuídas em quatro núcleos: Empreendedorismo Juvenil, Laboratório de Culturas do Mundo, Jogos Digitais e Valores de Minas.

O núcleo de Jogos Digitais é um dos mais procurados. O tema atual possui grande apelo entre os mais jovens, como é o caso da também monitora Shirley da Costa, de 19 anos, que concluiu o curso este ano. “Saí de lá apaixonada pelo curso, que oferece uma estrutura muito boa. Mudou minha visão”, afirma Shirley, que estudou na Escola Estadual Imaculada da Conceição, em Pedro Leopoldo.

Shirley escolheu o núcleo de Jogos Digitais pela afinidade quem tem com as artes. “Sempre gostei de desenho, mas nunca tinha lidado com programação. Meu objetivo agora é seguir carreira na área de jogos digitais”, revela. Até lá, Shirley complementará os estudos no curso de arte e tecnologia do Plug Minas.

Edilene Santos Resende, de 24 anos, concluiu o segundo grau na Escola Municipal Arthur Versiani Velloso, em Belo Horizonte. Ela chegou a ingressar no ensino superior, no curso de Serviço Social, mas desistiu da empreitada por não se identificar com o curso. Sua indecisão durou até o início deste ano, quando conheceu o Plug Minas por meio de uma prima, também aluna da instituição.

Atualmente, Edilene é uma das participantes do curso de Empreendedorismo Juvenil, oferecido em parceria com o Sebrae. “Um dos maiores diferenciais é a visão que consigo ter hoje. Quando entrar para uma empresa, poderei contribuir para melhorá-la”, acredita.

Edilene também destaca o aprendizado que leva para a vida pessoal. “Antes, eu tinha medo, vergonha de falar. Pratiquei algumas técnicas e, hoje, me sinto segura e consigo falar em público”, revela a aluna, que agora concilia as aulas do Plug Minas com o curso de Administração em uma instituição de ensino superior.

Nas aulas de Empreendedorismo Juvenil, Edilene desenvolveu um plano de negócios e, por isso, acredita que sai à frente dos seus colegas de faculdade. “O que aprendi no curso é aplicável a qualquer organização. Tenho a pretensão de abrir uma empresa de consultoria de marketing pessoal no futuro”, planeja.

Como se increver

As inscrições para as vagas abertas para 2013 no Plug Minas podem ser feitas no site www.plugminas.mg.gov.br. Todos os cursos são gratuitos e abertos a estudantes ou egressos de escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os interessados devem ficar atentos aos prazos, que se diferenciam de curso para curso. Confira abaixo os cursos oferecidos, as vagas disponíveis e os respectivos prazos de inscrição:

- Empreendedorismo Juvenil (210 vagas): até 28/11/12

- Laboratório de Culturas do Mundo (50 vagas): até 14/01/13

- Jogos Digitais (250 vagas): 14/01/2013

- Valores de Minas (500 vagas): 14/01/2013 a 03/03/2013

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato