Minas por Região
Meio Ambiente

11h44min - 03 de Junho de 2009 Atualizado em 19h20min - 27 de Junho de 2013

Alunos de escola estadual visitam fazenda da Epamig

Alunos da Escola Estadual Doutor Arthur Bernardes, em Sete Lagoas, na região Central do Estado, participarão de palestras sobre agricultura sustentável e visitarão, nesta quinta-feira (4), a Trilha Ecológica, na Fazenda Experimental de Santa Rita (FESR), em Prudente de Morais, também na região Central.

BELO HORIZONTE (03/06/09) - Alunos da Escola Estadual Doutor Arthur Bernardes, em Sete Lagoas, na região Central do Estado, participarão de palestras sobre agricultura sustentável e visitarão, nesta quinta-feira (4), a Trilha Ecológica, na Fazenda Experimental de Santa Rita (FESR), em Prudente de Morais, também na região Central.

Segundo a diretora da escola, Mércia Lúcia Diniz Souza, a visita complementará as atividades que os alunos do quarto ano do Ciclo Complementar estão desenvolvendo nesta Semana do Meio Ambiente. “Na disciplina de Ciências, os estudantes estão aprendendo sobre tipos de solo, erosão e agroecologia. Portanto, a visita possibilitará uma aula de campo”, explicou.

A pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Maria Helena Tabim Mascarenhas, apresentará conceitos referentes à agricultura sustentável, como formação do solo, agricultura convencional, agricultura orgânica e agricultura sem agrotóxico (com utilização de adubos químicos), a utilização de plantio direto, plantio em curvas de nível, utilização de compostagem, preservação das matas ciliares, adubação-verde, leguminosas utilizadas como adubos verdes e como alimentação. Também serão apresentados conceitos relativos à erosão do solo, assoreamento, contaminação e poluição de córregos e rios.

Além de assistirem a palestra, os estudantes participarão de visita à trilha interpretativa auto-guiada, onde conhecerão 17 árvores de espécies diferentes, catalogadas ao longo da trilha. A FESR possui uma reserva biológica de aproximadamente 120 ha. A vegetação caracteriza-se como Cerrado, incluindo árvores de até quatro metros de altura. Observa-se também a presença de espécies utilizadas tradicionalmente como medicinais, fornecedoras de madeira, lenha e de frutíferas. A área possui vereda e é cortada por dois córregos e tem um ninhal de garças.

Segundo Maria Helena Tabim, o objetivo dessas atividades, que são gratuitas, é mostrar aos estudantes e ao agricultor familiar, a importância da Ciência e da Tecnologia nos seus cotidianos. "O contato com áreas naturais estimula as pessoas a interagirem com os lugares, propiciando uma visão diferente daquela que geralmente tinham", explicou a pesquisadora.

A FESR/Epamig está aberta para visitas de escolas de Belo Horizonte e cidades vizinhas. Os interessados devem agendar a atividade com antecedência pelo telefone: (31) 3773-1980 ou pelo e-mail: ctco@epamig.br.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato