12h46min - 21 de Junho de 2013 Atualizado em 16h05min - 01 de Julho de 2013

Alunos desenvolvem habilidades artísticas em oficinas de pintura

Obras dos estudantes foram expostas em galeria de arte no município de Pouso Alegre, no Sul de Minas

Cerca de 100 alunos do Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) Professora Hermelinda Toledo, do município de Pouso Alegre, no Sul de Minas, que participam da Educação de Jovens e Adultos (EJA), exibiram trabalhos artísticos desenvolvidos em oficinas de pinturas em uma galeria de arte da cidade. “Isso é um incentivo aos estudantes, uma forma de valorizar o trabalho que eles fizeram em sala”, enfatiza a coordenadora do projeto, Cleide Maria Domingues dos Santos.

Um dos fatores que contribuem para o sucesso do projeto é a participação de toda a comunidade escolar. “Esse já é o quarto ano e o projeto está bem enraizado. Temos o envolvimento de todos os professores e alunos”, conta a vice-diretora, Rosemeire de Oliveira Rosa Dias.

A dona de casa Cecília Gonçalves Junho mora em São Gonçalo do Sapucaí e estuda no Cesec, a cerca de 50 quilômetros de sua casa. Além do sonho de terminar o ensino médio, o trabalho feito nas aulas de artes a incentivou. “Adorei participar desse projeto e senti muito orgulho ao ver o meu trabalho e o de outras pessoas expostos. É ótimo ver a sua pintura lá, sendo elogiada. Às vezes, nem acreditava que eu tinha feito aquilo”, revela.

Cecília fez duas pinturas em pratos de papelão, um homem em um cafezal e outro trabalhando com um pilão. A ideia dela era homenagear aqueles que realizam trabalhos essenciais, mas que são, frequentemente, esquecidos. “É um longo processo até o café chegar na nossa xícara e esses trabalhadores não são valorizados. Todo trabalho é digno e deve ser reconhecido”, ressalta a aluna.

EJA Cultural

Neste ano, o Cesec Professora Hermelinda Toledo contou com a ajuda do EJA Cultural, iniciativa da Diretoria de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado de Educação (SEE). “A proposta é que os alunos desenvolvam coletivamente trabalhos artísticos usando como referência sua história de vida”, explica o coordenador do projeto, Ricardo Pinto de Paula.

Inicialmente, cada turma do EJA desenvolverá, em grupo, um trabalho artístico. Um dos trabalhos será escolhido pela escola e irá representá-la em exposições. Depois, um trabalho de cada regional será selecionado para uma exposição em Belo Horizonte em 2014.

A primeira etapa do projeto consiste em uma reunião do coordenador com a equipe de cada regional, o que já aconteceu em 25 das 47 superintendências. Segundo Ricardo Pinto, logo todas as escolas estarão envolvidas. “Algumas regionais já estão desenvolvendo o EJA Cultural e outras vão começar no segundo semestre desse ano”, acrescenta.

Depois que conheceram o EJA Cultural, a equipe do Cesec Professora Hermelinda Toledo usou o trabalho que já desenvolvia e adaptou para atender às condições da SEE. “Antes, nós trabalhávamos com temas relacionados à arte ou ao social. Agora, os trabalhos estão mais ligados à vida dos nossos alunos, o que levou a resultados melhores e tiveram até mais elogios das pessoas que visitaram nossas exposições”, conta a vice-diretora Rosemeire de Oliveira Rosa Dias.