Social | Cultura | Trabalho / Social

09h28min - 07 de Agosto de 2013 Atualizado em 09h30min

Alunos do Valores de Minas realizam exposição no Palácio das Artes

Exposição Tempo, Tempo, Tempo, Tempo ficará em cartaz de 8 de agosto a 1º de setembro, no espaço Mari’Stella Tristão

O mundo, com suas infinitas possibilidades e impossibilidades, foi a inspiração dos jovens alunos de Artes Visuais do Programa Valores de Minas para catalogar ao longo da criação e construção da exposição Tempo, Tempo, Tempo, Tempo. Esta é a oitava mostra desde a criação do programa e ficará em cartaz de 8 de agosto a 1º de setembro, no espaço Mari’Stella Tristão, no Palácio das Artes.

A exposição é considerada pela coordenadora do programa, Samira Ávila, como um dos eventos mais importantes do Valores de Minas. “O jovem escolhe a obra e, a partir daí, se propõe a uma reflexão para seu projeto de vida, a aguçar o senso estético e criar o quer mostrar”. Ela explica que são todas obras autorais, contemporâneas, que permitem a democratização da arte por meio do desenho, escultura, instalações e intervenções com o público, além de fotografia e moda, entre outros recursos. “A ocupação de galerias e espaços com intervenções e interações artísticas possibilita ao jovem dialogar com os espaços e com as pessoas, cumprindo o objetivo do Programa que é a arte e a cidadania”, avalia.

A mostra é realizada todos os anos, sempre aberta ao público, como oportunidade para que alunos, ex-alunos, estudantes, familiares possam conhecer e interagir com obras e instalações criadas pelos alunos do Programa ao longo do primeiro semestre, nas oficinas de Artes Visuais. O coordenador de Artes Visuais do programa, Carlos Normando, explica que “os alunos manipularam signos e brincaram com a construção e reconstrução de discursos e códigos próprios, a partir de movimentos e elementos pulsantes do cotidiano”.

Valores de Minas: arte, cultura, cidadania

O Valores de Minas é um programa do Servas e Governo de Minas com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), por meio do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Oferece, a cada ano, a mais de 500 jovens de 14 a 24 anos, estudantes de escolas públicas da rede estadual, oportunidades de crescimento pessoal e formação cidadã. Todos participam, ao longo do ano, de atividades e experiências em teatro, circo, música, dança, artes plásticas. Também constam do currículo aulas de história da arte, literatura, ética e cidadania.

Para participar do programa, os alunos recebem uniforme, vale-transporte, lanche e almoço. Durante o ano, as atividades são dividas em três etapas. Na primeira, os alunos frequentam as cinco oficinas de artes oferecidas; na segunda, escolhem a área de maior interesse e, na última criam e apresentam um espetáculo que integra todas as linguagens vivenciadas.

O espetáculo, apresentado ao final de cada ano, tem a participação dos alunos em todas as fases, desde a elaboração do roteiro, trilha sonora, produção do cenário, figurino e adereços, além de atuar.  Até 2012, foram apresentados oito espetáculos, aplaudidos por mais de 25 mil pessoas, elogiados pelo público e crítica: “Delírio Barroco”, “Estrada dos Sonhos”, “Opara”, “Sempre Alegre Miguilim”, "Metrópole", “O Herói e a Armadura”, “A Lira e o Tambor” e o oitavo espetáculo, “Ali(ce)ia”.

Serviço:

Exposição Valores de Minas 2013 – “Tempo/Tempo/Tempo/Tempo

Data: De 8 de agosto a 1º de setembro

Exposição: de terça a sábado, de 9h30 às 21h; domingo, de 16h às 21h.

Local: Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena 1.537, Centro – Espaço Mari’Stella Tristão