16h50min - 28 de Agosto de 2012 Atualizado em 06h48min - 01 de Julho de 2013

Alunos mineiros campeões em matemática são homenageados no Rio

Ao todo, 500 estudantes conquistaram medalhas de ouro na 7º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas; Minas teve a maioria dos premiados

Nesta segunda-feira (27), 111 estudantes mineiros colheram os frutos do seu conhecimento em Matemática. Eles foram premiados com a medalha de ouro pelo desempenho na 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ao todo, foram agraciados 500 estudantes de todo o Brasil. Os jovens receberam as medalhas das mãos da presidente do Brasil, Dilma Roussef, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Entre os estudantes mineiros que foram agraciados está Luis Felipe de Souza. Para o aluno do 9º ano da Escola Estadual Dom Cabral, de Belo Horizonte, a premiação simboliza o reconhecimento por seu esforço. “É muito bom saber que estou entre os melhores do Brasil. Isso simboliza o resultado do meu esforço”, ressalta o estudante, que foi ouro em 2011.

O estudante, que já conquistou menção honrosa e medalha de bronze em edições anteriores da Obmep, foi selecionado para participar da segunda fase da 8ª edição da olimpíada, que está marcada para ser realizada no dia 15 de setembro. “Eu já comecei a estudar e vou tentar ganhar novamente medalha de ouro”, conclui Luis Felipe.

Minas foi o estado campeão

Receberam as medalhas das mãos da presidente Dilma Roussef apenas os estudantes que conquistaram o ouro na última edição da Obmep. No palco do Theatro Municipal do Rio, os estudantes mineiros eram maioria. Das 500 medalhas em disputa na 7ª edição da Olimpíada, os alunos de Minas conquistaram 111, o que fez o Estado liderar, pela quinta vez consecutiva, o ranking de medalhas.

De acordo com o resultado da 7ª edição da Obmep, Minas Gerais, além de liderar em número de ouros, conseguiu novamente a primeira colocação no ranking total de medalhas, também pela quinta vez seguida. Os estudantes mineiros conseguiram os 111 ouros, mais 248 medalhas de prata e outras 457 de bronze. No total, o Estado conseguiu 816 medalhas. Além das medalhas, Minas Gerais ganhou também 8.110 menções honrosas.

Obmep 2012

Campeões em 2011, os estudantes mineiros já estão na busca por mais um título. No início do mês de junho, alunos de mais de quatro mil escolas mineiras fizeram as provas da 1ª etapa da competição do conhecimento e, em setembro, os classificados vão participar da 2ª etapa, que será realizada em todo o Brasil.

Na Obmep 2012, todos os 853 municípios mineiros tiveram escolas inscritas. O número total de participantes no Brasil é de cerca de 19,1 milhões; só em Minas mais de 2 milhões de estudantes, de 4.464 escolas, fizeram as provas da 1ª etapa. O resultado da Obmep deste ano está previsto para o dia 30 de novembro.

A segunda etapa da oitava edição das Olimpíadas de Matemática será realizada no dia 15 de setembro. A relação dos alunos classificados para esta etapa já está disponível no site das olimpíadas. Na página também estão relatados os locais de provas.