17h33min - 15 de Outubro de 2012 Atualizado em 15h17min - 29 de Junho de 2013

América e Atlético Mineiro integram a campanha contra o câncer de mama

No último fim de semana, times abriram espaço em campo para torcedoras com faixas e camisas, em apoio ao Outubro Rosa

Os times mineiros América e Atlético mostraram, no último fim de semana (13 e 14 outubro), que também estão engajados na promoção da saúde. Eles são parceiros da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ao apoiar a campanha de prevenção contra o câncer de mama.

No último sábado, (13), no Jogo da Série B do Campeonato Brasileiro, 11 torcedoras do América vestiram a camisa contra o câncer de mama e entraram em campo com os jogadores para divulgar e incentivar as torcedoras do Coelho a realizarem o exame de mamografia.

Neister, de 54 anos, entrou em campo pela primeira vez com o time e se sentiu orgulhosa por vestir a camisa contra o câncer de mama. Para ela "essa iniciativa é muito importante, pois além de mostrar que o time está engajado na campanha e promove a saúde, incentiva as torcedoras a realizar o exame de mamografia", pontuou.

Já no domingo, no jogo entre o Atlético Mineiro e o Sport do Recife, torcedoras também se mobilizaram. Antes do jogo e durante o intervalo foi exibida uma faixa com a frase: “Prevenção ao câncer de mama. O Atlético apóia esta causa”.

Nas duas ações, a intenção foi sensibilizar mulheres de 45 a 69 anos para que realizem a mamografia a cada dois anos. Além disso, mulheres de 45 a 69 anos se vestiram de rosa e entraram de mãos dadas com os jogadores no início da partida.

Outubro Rosa no Mundo

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Em Minas Gerais a ação é coordenada pela SES, que promove intervenções em diversos municípios do Estado. Dados do Governo de Minas mostram que, no primeiro quadrimestre de 2012, foi registrado um aumento de 22% no número de mamografias realizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), se comparado ao mesmo período ano anterior.

Na faixa prioritária estabelecida pelo Ministério da Saúde (50 a 69 anos) foram realizadas 91.048 mamografias, 23% a mais que registrado no ano passado, quando foram feitos 73.982 exames.