14h22min - 26 de Março de 2012 Atualizado em 08h50min - 01 de Julho de 2013

Ampliação de Pronto Atendimento fortalece serviço de urgência e emergência no Norte de Minas

Cerca de 450 mil habitantes das microrregiões de Brasília de Minas/São Francisco, Januária e Manga serão beneficiadas com as novas instalações do Pronto Atendimento do Hospital Municipal Senhora Santanna. Para a obra, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) repassou, por meio de convênio, R$ 500 mil para ampliação da unidade.

O hospital possui 90 leitos credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 10 de UTI adulto. Atende cerca de três mil pessoas por mês e oferece especialidades como ortopedia/traumatologia; cirurgia geral; ginecologia-obstetrícia; clínica médica; otorrino; pediatria; angiologia, além de ser equipado com tomógrafo e aparelho de raio X.

Segundo o subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Maurício Botelho, a nova estrutura torna a instituição preparada para atender à urgência e emergência. “O hospital está se tornando referência para alguns procedimentos de saúde, principalmente, em relação à demanda por leitos de UTI. Por isso, diversas transformações foram viabilizadas, como melhoraria do acolhimento na porta de entrada do Pronto Atendimento”, pontuou o subsecretário.

O secretário municipal de Saúde de Brasília de Minas, Ednardo Rodrigues Lopes, acrescentou que a reforma priorizou o acolhimento e o acesso ao usuário. “Os espaços arquitetônicos levaram em consideração a urgência e emergência, com atenção ao nível de complexidade. Por isso, a recepção foi ampliada possibilitando mais conforto na área de espera e mais agilidade na triagem de pacientes”, avalia.

Qualidade e humanização

Edson dos Santos Silva, 60, morador de Brasília de Minas, acredita que a ampliação irá melhorar ainda mais os serviços de saúde oferecidos na unidade. Edson disse ter uma boa saúde e que nunca foi atendido no hospital, porém já esteve duas vezes acompanhando familiares.

“Hoje ninguém precisa ir a Montes Claros para ser atendido. Minha família já precisou do hospital duas vezes. Não faltou nada, tudo foi oferecido: exames, procedimentos médicos, tudo”, conta.

Segundo o prefeito de Brasília de Minas, Jair Oliveira Júnior, com as obras de ampliação do PA, o município avançou na construção da saúde pública. “A partir de agora, Brasília de Minas poderá oferecer um atendimento mais eficiente, capaz de solucionar a demanda por pronto atendimento”, disse.

Banco de leite

O hospital também possui os serviços de um Banco de Leite Humano (BLH). Destinado a dar suporte às mães da região, o banco possui estrutura e equipamentos modernos. Ele atenderá diariamente mães e crianças com alguma intercorrência na amamentação, tais como desmames precoces, os traumas mamilares, as mastites, a relactação e o ingurgitamento. Outro serviço de destaque que será oferecido pelo BLH é a busca domiciliar por leite. Por isso, o banco foi contemplado com uma moto.