Governador

13h59min - 22 de Abril de 2013 Atualizado em 07h43min - 25 de Junho de 2013

Anastasia abre encontro de negócios entre países de língua portuguesa

Realizado pela segunda vez em Belo Horizonte, evento contribui para o processo de internacionalização de Minas Gerais

Ao participar da abertura do 7° Encontro de Negócios na Língua Portuguesa, realizada na manhã desta segunda-feira (22/04), no Minacentro, o governador Antonio Anastasia destacou o esforço do Governo de Minas para que o Estado seja cada vez mais conhecido internacionalmente. Pela segunda vez Belo Horizonte recebe o encontro, realizado a cada dois anos pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, por meio da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil em Minas Gerais.

O tema desta sétima edição é “Oportunidades e Desafios de um Mundo Novo” e o objetivo é estreitar laços e a troca de experiências entre as oito nações que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

“É uma grande honra para Minas Gerais e Belo Horizonte sediar pela segunda vez um encontro dessa magnitude. Durante os últimos anos, Minas Gerais tem se empenhado muito para se internacionalizar. O nosso estado, durante alguns séculos, ficou muito vinculado a si mesmo, talvez em razão de estarmos cercados de montanhas, sem ser servidos por um porto marítimo. Nos últimos anos, temos feito um esforço hercúleo no sentido de nos associarmos a lideranças empresarias mineiras, com o apoio do governo federal, com a participação efetiva das municipalidades, para lançarmos Minas Gerais ao exterior e trazermos cada vez mais negócios”, disse Anastasia.

Parcerias e oportunidades

Segundo o governador de Minas, um dos marcos desse processo foi a inauguração do voo direto para Portugal, via Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN), em Confins. Para Antonio Anastasia, a crise econômica internacional é um momento único também para a realização de parcerias e identificação de potencialidades e oportunidades de bons negócios.

“É correto fazermos esse tipo de evento, identificando as oportunidades e as potencialidades, estreitando as relações, e, é claro, fazendo negócios, que é o grande objetivo desse encontro. As oito nações que compõem a comunidade representam mais de 250 milhões de habitantes. São mais de 10 milhões de quilômetros quadros por todos os continentes. E é claro que esses laços econômicos podem fazer uma diferença muito expressiva”, disse.

Intercâmbio

Além do governador Anastasia, participaram da abertura o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Raul Penna, o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil em Minas Gerais, Fernando Dias, e o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Telles.

Para Raul Penna, “há uma ótima perspectiva de crescimento na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, tendo em vista o desempenho do Brasil e a expansão econômica na fronteira africana”.

“É preciso que os demais países de língua portuguesa se unam a Portugal, formando-se um denso e coeso entrelaçamento econômico, social e político, em forte intercâmbio de crescimento e de sustentabilidade dos negócios, da cultura, do turismo e do lazer”, afirmou.

Perfil Socioeconômico - Comunidade dos Países de Língua - Portuguesa / Brasil / Minas Gerais

Aspectos Gerais

Nome oficial: Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Países membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste