Governador

12h45min - 15 de Junho de 2012 Atualizado em 04h42min - 25 de Junho de 2013

Anastasia afirma que sustentabilidade e práticas ambientais e ecológicas devem fazer parte do cotidiano da sociedade

Governador participou da abertura do Congresso Mundial do ICLEI, Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais, ligado à Conferência da ONU, Rio+20.

governador Antonio Anastasia participou, na noite dessa quinta-feira (14), no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, da abertura do Congresso Mundial do Iclei 2012 - Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais. Até este domingo (17), cerca de 600 representantes de governos locais e ambientalistas de todo o mundo irão discutir soluções integradas de sustentabilidade. É a primeira vez que o evento é realizado na América Latina.

Para Anastasia, o tema sustentabilidade deve fazer parte das ações de todos os setores da sociedade, se constituindo em um foco imprescindível de todos os governos. Ele lembrou ter participado, na quarta-feira (13), no Rio de Janeiro, de um evento prévio à Rio+20, discutindo como empresas podem ser cada vez mais sustentáveis e como os governos podem participar desse processo.

“Percebemos que há campos, inclusive tecnológicos, instrumentos tecnológicos, que permitem avanços na área ambiental,” disse o governador, citando como exemplo o novo Mineirão, que será um estádio completamente verde, com a adoção de energia solar, reutilização dos resíduos e detritos, e dentro dos padrões mais modernos de sustentabilidade de uma obra pública.

Antonio Anastasia destacou a importância da realização do Congresso do Iclei. “No momento em que o Brasil vive um clima de expectativa muito grande com a Rio+20, Belo Horizonte tem a honra de receber, pela primeira vez na América Latina, esse evento grandioso do ICLEI. Tenho certeza que os governos locais aqui reunidos, trarão importantes contribuições para o debate do tema da sustentabilidade, tão importante entre nós, não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, ressaltou o governador.

Para o governador Anastasia, o evento é uma oportunidade de fazer intercâmbio com outros governos e outras cidades que têm propostas que dão certo.

“O fenômeno da urbanização é muito semelhante a despeito das diferenças culturais, regionais e geográficas que existem nas grandes metrópoles por todo o mundo, mas a natureza dos problemas é semelhante. Nós temos a questão da disposição dos resíduos, da energia, do tráfico, da emissão de carbono. Todos esses problemas têm uma raiz em comum, e experiências exitosas, realizadas em outras cidades, podem ser adotadas nas cidades brasileiras também”, observou Antonio Anastasia.

O governador também lembrou que o Iclei tem uma grande participação em Minas Gerais, quando, a partir de 2006, foi feito um convênio com o Governo de Minas para adotar no Estado critérios das chamadas compras verdes. O objetivo é permitir que nas licitações de compras do poder público sejam adquiridos equipamentos e produtos que tenham sustentabilidade.

“Introduzimos no Brasil, em caráter pioneiro, o tema das compras sustentáveis, que fizemos com muito ardor e entusiasmo. Ao longo desses anos, esse projeto se revelou extremamente bem sucedido e exitoso para a administração pública mineira”, explicou Anastasia.

Anastasia disse que Minas Gerais, com seu capital humano, tem, com a sua riqueza natural, suas florestas, suas matas, oferecido ao Brasil não só riquezas turísticas, mas alternativas de soluções sustentáveis. Ele enfatizou que o Estado possui permanentemente “preocupação ambiental e de sustentabilidade, características do povo mineiro”.

Evento Sustentável

Durante a solenidade, o governador Antonio Anastasia entregou o 1° Certificado do Selo de Evento Sustentável ao Congresso Iclei em Belo Horizonte. A prefeitura da capital, organizadora do evento, também foi contemplada com o certificado. Instituído no ano passado, o selo é uma iniciativa do Governo de Minas para reconhecer a sustentabilidade ambiental, social e cultural de eventos realizados em Minas Gerais.

A concessão do Selo está condicionada à apresentação de projetos que apresentem princípios de sustentabilidade desde a concepção até a realização do evento. São avaliadas questões como energia, transporte, redução de resíduos, neutralização de carbono, educação e conscientização, e ruídos.