Governador

18h00min - 05 de Abril de 2013 Atualizado em 18h33min - 27 de Junho de 2013

Anastasia defende união entre municípios da RMBH para o avanço de políticas voltadas à população

Nova Diretoria da Granbel aposta na parceria para o desenvolvimento de projetos em diversas áreas, como segurança, saúde, transporte e resíduos

O governador Antonio Anastasia defendeu, nesta sexta-feira (5), a parceria entre municípios como fator fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas essenciais para a população da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Durante a posse da Diretoria-executiva da Associação Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), eleita para o biênio 2013/2014, Anastasia destacou a estrutura criada pelo Governo de Minas, na última década, para o enfrentamento dos principais assuntos metropolitanos, como segurança, saúde, lixo urbano e transporte.

“Criamos a Secretaria Extraordinária da Gestão Metropolitana, porque sabemos que o assunto metropolitano ficou, durante muitos anos, esquecido e foi pouco enfrentado. Ele é muito relevante no nosso dia a dia. Então, precisamos ter políticas públicas que se associem. Só há uma solução para isso: a parceria, a solidariedade, o compartilhamento, a união de esforços”, ressaltou o governador durante a solenidade, que contou com a presença do vice-governadorAlberto Pinto Coelho.

O prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa, é o novo presidente da Granbel, em substituição a Rogério Avelar, ex-prefeito de Lagoa Santa. Integram ainda diretoria os prefeitos de Contagem, Carlin Moura (vice-presidente); Mateus Leme, Marlon Aurélio Guimarães (diretor administrativo); de Igarapé, José Carlos Gomes Dutra – Kalu (tesoureiro); e de Lagoa Santa, Dr. Fernando (diretor-secretário).

Em seu pronunciamento, o presidente da Granbel, Carlaile Pedrosa, disse que a nova gestão brigará pela realização, em parceria com o Governo de Minas, das obras mais reivindicadas pelos mineiros junto ao governo federal, como a duplicação da BR-381, as obras de revitalização do Anel Rodoviário e a unificação do Sistema de Saúde entre cidades-membro.

“Também pretendemos intensificar nosso trabalho em áreas normalmente sensíveis para as gestões municipais, como segurança pública e mobilidade urbana para a interligação dos municípios, como a ampliação de linhas do metrô”, afirmou Carlaile, lembrando ainda do grande desafio do combate à dengue, em associação ao Estado e sociedade civil.

Força da parceria

O governador pediu a efetiva participação dos municípios nos programas em desenvolvimento pela Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana (Segem), como o programa para destinação adequada de resíduos sólidos e Transporte sobre Trilhos Metropolitano.

“Temos, hoje, dois grandes projetos relevantes aqui na região metropolitana: o destino dos resíduos sólidos, do lixo urbano, e o do transporte ferroviário. Para ambos, é imprescindível a participação efetiva dos prefeitos que se associam na Granbel”, disse o governador, lembrando ainda da importância parceria para as bandeiras do municipalismo e do fortalecimento da federação.

O Programa Transporte sobre Trilhos Metropolitano (TREM) visa atender demandas relativas à mobilidade urbana e visa à reativação da malha ferroviária para o transporte de passageiros na RMBH, utilizando as ferrovias já existentes.

O Programa de Resíduos Sólidos Urbanos visa à exploração, mediante concessão patrocinada, dos serviços de transbordo, tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos, objetivando promover a destinação final adequada de 100% dos resíduos gerados. A RMBH será a primeira região metropolitana do Brasil a garantir correta destinação de seus resíduos, com aproveitamento energético dos gases gerados.