Minas por Região

14h08min - 06 de Dezembro de 2012 Atualizado em 11h23min - 21 de Abril de 2014

Anastasia destaca legado de Niemeyer para a história e as artes de Minas Gerais

Governador ressalta importantes obras em Belo Horizonte, como o Conjunto da Pampulha e a Cidade Administrativa, uma das últimas projetadas pelo arquiteto

O governador Antonio Anastasia destacou nesta quinta-feira (06), durante entrevista em Belo Horizonte, a relevância da obra de Oscar Niemeyer para a história e a cultura de Minas Gerais. O arquiteto, um dos mais importantes nomes da arquitetura moderna do mundo, morreu na última quarta-feira, no Rio de Janeiro, aos 104 anos.

“Nós mineiros, principalmente belo-horizontinos, temos muito a agradecer e homenagear Niemeyer. Ele começou aqui a sua trajetória de fama internacional com o conjunto da Pampulha, teve em Juscelino Kubitschek, certamente, seu principal apoiador, naquele início ainda nos anos 1940, e, portanto, Niemeyer, a partir dali, fez Brasília e fez outras tantas obras, e uma das últimas, a Cidade Administrativa. E, por isso mesmo, deverá, permanentemente, estar na nossa lembrança, na nossa memória e nas nossas homenagens”, afirmou o Anastasia.

O conjunto arquitetônico da Cidade Administrativa Presidente Tancredo de Almeida Neves foi inaugurado em março de 2010 pelo então governador Aécio Neves, para abrigar, em um mesmo local, os diversos órgãos da administração direta do Poder Executivo Estadual.

Aécio Neves justificou a escolha do arquiteto Oscar Niemeyer para fazer o projeto da Cidade Administrativa citando uma frase do antropólogo, educador e senador Darci Ribeiro. "Daqui a 200 anos, o mundo vai se lembrar de apenas três brasileiros. Um será certamente Oscar Niemeyer, os outros dois, não faço nem ideia de quem possa ser", disse à época.

Na cerimônia de lançamento do projeto, em julho de 2004, o engenheiro José Carlos Sussekind, responsável pelos cálculos de várias obras de Niemeyer, disse que a Cidade Administrativa representou o ápice da carreira Niemeyer.

“O projeto coroou uma carreira de quase 70 anos, uma carreira que começou na Pampulha. A nova sede da máquina administrativa do Estado representa o simbolismo que, em sua leitura, Oscar quis dar à importância, talvez à serena grandeza de Minas Gerais”, disse o engenheiro.

Belo Horizonte respira Niemeyer

Belo Horizonte é a capital brasileira com o maior conjunto de obras de Niemeyer. Além da Cidade Administrativa e do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, formado por quatro construções, Oscar Niemeyer projetou várias outras obras na capital mineira, como o Conjunto JK, a Biblioteca Pública Luís de Bessa, o edifício Niemeyer, na Praça da Liberdade, o Palácio das Mangabeiras, o Colégio Estadual Central, entre outros prédios públicos e residências.

O seu mais recente projeto na capital mineira, a futura Catedral Cristo Rei, será construída no Bairro Juliana, na região Norte. Com capacidade para receber 5 mil fiéis sentados e até 20 mil pessoas no pátio externo, a igreja tem um arrojado projeto que prevê duas colunas de 100 metros de altura, uma cruz com 20 metros e campanário de 40 com sete sinos.

Sobre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer nasceu em 1907, no Rio de Janeiro. Começou a trabalhar em 1934 no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão, onde participou do primeiro projeto, a construção do Ministério da Educação e Saúde.

Em 1940, conheceu o prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitscheck, que o convidou para projetar o Conjunto da Pampulha, que assegurou sua fama como um dos mais brilhantes arquitetos do mundo em sua geração. Em 1956, foi encarregado de organizar o concurso para escolha do Plano-piloto de Brasília, participando também da comissão julgadora.

Conheça as obras de Niemeyer em BH:

- Conjunto da Pampulha (1940) - Igreja de São Francisco, Casa do Baile, Cassino e Iate Clube

- Edifício Niemeyer (1954)

- Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (1955)

- Escola Estadual Governador Milton Campos (1951-1955)

- Conjunto JK - 1951

- Antiga sede do Bemge - Praça Sete (1953)

- Palácio das Mangabeiras - (1951-1955)

- Projeto do Anexo do Museu de Arte da Pampulha – 2004

- Cidade Administrativa Presidente Tancredo de Almeida Neves – 2010

- Catedral Cristo Rei – Ainda em construção

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato