Governador

14h04min - 21 de Abril de 2013 Atualizado em 19h23min - 30 de Junho de 2013

Anastasia destaca luta de Minas pela liberdade e defesa dos interesses do país

Ao presidir solenidade em comemoração à Inconfidência Mineira, governador enalteceu a força dos mineiros na política brasileira em favor da nação

O governador Antonio Anastasia ressaltou, neste domingo (21), em Ouro Preto, o papel histórico de Minas Gerais na conquista pela liberdade. Ao lado do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, orador oficial da 62ª solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, Antonio Anastasia destacou a importância da atividade política para a construção de uma nação mais justa, em favor de interesses coletivos.

“Pela liberdade, nos rebelamos em 1708, em 1720, em 1789 e em 1842. Mas não nos seduziam, e não nos seduzem, os arroubos da anarquia. O nosso empenho está na busca da liberdade para construir a ordem da justiça, e no emprego da ordem a fim de garantir a liberdade. Nesse equilíbrio entre os dois pesos, se encontra a Justiça. E esse equilíbrio só se obtém na paciente atividade política”, discursou o governador de Minas, ao presidir a cerimônia na Praça Tiradentes.

“Nós somos assim. O nosso abissal segredo é o da clareza. Não dissimulamos os sentimentos; cuidamos apenas de não os proclamar com os clarins da soberba. Somos modestos, conservadores de nossa honra e indômitos combatentes da liberdade”, afirmou em seu pronunciamento.

Durante a cerimônia, Anastasia citou o Manifesto dos Mineiros de 1943, documento que defendia a reconquista do Estado Republicano e o fim do Estado Novo, cujos enunciados, segundo o governador de Minas, não perderam a atualidade.

“O amor à crítica e ao debate, o apego às prerrogativas da cidadania, o dever político, no seu mais nobre e dignificante sentido, numa palavra, a irresistível vocação para a vida pública, não são, sem dúvida, felizmente, no Brasil, privilégio dos mineiros; mas devemos orgulhar-nos, por todas as razões, do fato de ser a comunidade mineira no País, por influência dos fatores de ordem histórica e social, aquela onde esse sentimento dos interesses coletivos e essa compreensão do munus cívico, essa indomável e altiva tendência política nunca perderam sua força e constância”, trazia o trecho do manifesto citado por Anastasia e que completará 70 anos no próximo dia 24 de outubro.

Grande homenageado

Além de orador oficial da cerimônia, o ministro Joaquim Barbosa, mineiro de Paracatu, foi contemplado com o Grande Colar. Em seu pronunciamento, Barbosa afirmou que a atual ordem político-jurídica é baseada no direito à liberdade, mas também no princípio da igualdade, ideário de Tiradentes, que garante o tratamento digno ao ser humano, principalmente por parte dos poderes públicos.

“É a consagração desse último princípio que impõe ao Estado o dever de garantir a igualdade de todos, sobretudo mediante políticas públicas voltadas a conferir direitos e a outorgar proteção àqueles que eventualmente se encontrem em situação de vulnerabilidade. Vem de Aristóteles e entre nós de Rui e do STF o entendimento de que o princípio da igualdade consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida em que eles se desigualam”, disse o presidente do STF.

“Nesse sentido, a Justiça, sempre presente nos ideais republicanos, une-se aos princípios da liberdade e da igualdade como valores supremos da nossa sociedade, cuja observância é imperativa. Como já expressei em outras ocasiões, a justiça por si só, e só para si, não existe. Ela é indissociável da igualdade de direitos e igualdade entre cidadãos, existindo como expressão cultural e jurídica da sociedade”, completou Barbosa.

O prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho, destacou os avanços conquistados no país, mas principalmente em Minas nos últimos anos.

“Urge que estejamos afinados com os poderes da República para alavancarmos o Brasil de uma letargia, e Minas acelera na frente, com a educação de nove anos, passando por creches e pré-escolas, caminhando para a educação integral e integrada à sociedade, mostrando seus altos índices no Ideb, redução a quase zero do analfabetismo, como uma das soluções para graves problemas sociais que nos assolam como a violência”, afirmou.

Solenidade homenageia 164

Foram agraciadas este ano 164 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas e do Brasil. Maior comenda concedida pelo Estado, a Medalha da Inconfidência é entregue anualmente e tem quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

Entre os homenageados estavam o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza, ministros Luiz Philippe Vieira de Mello Filho (Tribunal Superior do Trabalho), Laurita Hilário Vaz (Superior Tribunal de Justiça), Rosa Maria Weber Candiota da Rosa (Supremo Tribunal Federal) e Sebastião Alves dos Reis Júnior (Superior Tribunal de Justiça).

Também participaram da cerimônia o vice-governador Alberto Pinto Coelho, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Dinis Pinheiro, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, e o senador Aécio Neves.