Governador

18h32min - 14 de Março de 2013 Atualizado em 10h35min - 01 de Julho de 2013

Anastasia determina início das obras do Hospital Regional de Governador Valadares

Ação é o maior investimento social dos últimos tempos na região; na cerimônia, governador também entregou pavimentação de 17 km da BR-381

Polo da região do Vale do Rio Doce, Governador Valadares receberá o maior investimento social do município dos últimos anos. Reinvindicação histórica, o Hospital Regional de Governador Valadares começará a ser construído neste mês, com investimentos do Governo de Minas de cerca de R$ 83 milhões.

A ordem de início imediato da obra foi dada nesta quinta-feira (14), pelo governador Antonio Anastasia durante visita à cidade. O hospital, que terá cerca de 250 leitos, sendo 40 de UTI, atenderá uma população de 1,5 milhão de pessoas, de 86 municípios das microrregiões de Governador Valadares, Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano.

O Hospital Regional de Governador Valadares atenderá demandas de média e alta complexidade e constituirá a porta de entrada da Rede de Urgência e Emergência. O trabalho de topografia do terreno já está em execução e, no máximo em dez dias, será iniciada a terraplanagem. A conclusão das obras está prevista para agosto de 2015. Serão 25 mil m² de área construída, em terreno situado em local conhecido como Fazenda Palmital, junto à confluência da Avenida Minas Gerais com a BR-116 e a BR-259.

Antonio Anastasia assinou a ordem de serviço, conheceu a maquete do hospital e subiu em um trator para dar a partida, simbolizando o início das obras. Também compareceram à cerimônia o vice-governador Alberto Pinto Coelho, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Bonifácio Mourão, que representou o presidente da casa, Dinis Pinheiro, a prefeita Elisa Maria Costa, além de secretários de Estado, prefeitos e deputados da região.

Descentralização do atendimento

Em seu pronunciamento, Anastasia destacou a prioridade que o Governo de Minas tem dado à saúde pública, ressaltando que a demanda pela saúde “é a maior dentre todas as demandas que o poder público tem de prover, o que é lógico, porque a saúde toma conta daquilo que nos é mais valioso, a nossa vida”, completou.

Ele lembrou que, desde 2003, ainda no primeiro mandato do governo Aécio Neves, o Governo de Minas tem se esforçado para descentralizar o atendimento à saúde. Em parceria com os municípios, o Estado constrói unidades básicas de saúde (UBS), mantém o programa Pro-Hosp, para reforçar os hospitais já existentes com recursos para investimentos, entre outras ações.

“Ainda fizemos o Farmácia de Minas, o Centro Viva Vida e tantos outros projetos que modificaram a questão da saúde. Multiplicamos por oito o orçamento da saúde, entre 2003 e 2013, o que demonstra, de fato, a prioridade dada a essa área de governo”, afirmou.

Gestão moderna

O governador Anastasia lembrou que existem 11 hospitais regionais planejados para o Estado, sendo que o de Uberlândia já está em funcionamento. “Aqui, neste hospital regional, como fizemos em Uberlândia, como estamos fazendo em Juiz de Fora, Divinópolis, em Sete Lagoas, em Uberaba, e em Teófilo Otoni, teremos um hospital completo e avançado para atender toda a população, com uma gestão moderna e extremamente eficiente para levar saúde de qualidade para os cidadãos desta região”, completou. Ele agradeceu os familiares que integram o Grupo Coelho Dinisa pela doação do terreno.

Construção com sustentabilidade

O Hospital Regional de Governador Valadares terá heliporto e foi planejado para ter quatro blocos principais para atendimento de traumas, AVC e cardiologia, além de bloco específico para administração e serviços de apoio, ambulatório, setor de imagem, observação em emergência e bloco cirúrgico.

A maioria dos ambientes terá iluminação e ventilação natural, com amplos jardins entre os blocos, beneficiando os espaços internos. O projeto foi elaborado considerando as premissas de sustentabilidade como o uso de energia solar, reaproveitamento de águas das chuvas e tratamento da água antes do descarte, entre outros.

Pavimentação entregue

Durante a cerimônia, Antonio Anastasia também entregou as obras de pavimentação de 17 quilômetros da estrada que liga a BR-381 ao distrito de Vila Nova Floresta (Paca), que dá acesso à Penitenciária Francisco Floriano de Paula.

“Não posso deixar de agradecer o apoio da Assembleia Legislativa pela inauguração da rodovia, que já está pronta desde o fim do ano passado, e não pude estar aqui para inaugurá-la previamente. Uma obra de R$ 20 milhões, que não só leva o acesso à penitenciária, mas também liga esse populoso distrito à cidade e também facilita muito o escoamento da produção agropecuária”, disse.