Governador

14h04min - 18 de Outubro de 2012 Atualizado em 10h07min - 30 de Junho de 2013

Anastasia empossa secretário de Estado Extraordinário para a Copa do Mundo

Em solenidade nesta quinta-feira (18), governador destaca esforços para a internacionalização de Minas Gerais e de Belo Horizonte

O governador Antonio Anastasia empossou, nesta quinta-feira (18/10), no Palácio Tiradentes, o administrador de empresas Tiago Lacerda, no cargo de secretário de Estado Extraordinário para a Copa do Mundo. Lacerda assume no lugar do secretário de Estado Extraordinário para Coordenação de Investimentos, Fuad Noman, que ocupava a função interinamente desde agosto passado, em razão da saída de Sergio Barroso.

Administrador de Empresas pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec-MG), onde também se especializou na área de Marketing Esportivo, Tiago Lacerda presidiu o Comitê Executivo das Copas 2013 e 2014 em Belo Horizonte entre outubro de 2009 e outubro de 2011.

O secretário afirmou que o primeiro desafio é continuar o trabalho célere, eficiente e transparente, que vem sendo feito pelo Governo de Minas, e ampliar o trabalho conjunto entre as três esferas de governo (União, Estado e Município), a FIFA e o Comitê Organizador Local da Copa, para o sucesso do evento. O foco do momento, segundo ele, é o planejamento da operação tanto da Copa das Confederações, que será realizada no próximo ano, quanto da Copa de 2014.

“Temos que nos debruçarmos nos planos operacionais em diversas áreas para que tudo dê certo. Muitas pessoas definem o seu destino de 2014 durante a Copa das Confederações, que será realizada já no ano que vem. Temos que articular com todos os envolvidos, todos os órgãos públicos e privados e envolver a população”, afirmou Tiago Lacerda.

O secretário afirmou que o envolvimento da população com o evento, sobretudo a recepção aos turistas, é fundamental para o sucesso da Copa do Mundo. “Quando um estrangeiro chega a um país que não conhece, uma cidade que ele não conhece, uma coisa que tem muito valor é ser bem recebido pelas pessoas comuns, pela população daquele local. Isso gerará um legado muito importante mundo afora para Belo Horizonte e para Minas Gerais”, disse.

Oportunidade única

Ao dar as boas-vindas ao novo secretário, o governador Anastasia agradeceu o trabalho dos que antecederam Tiago Lacerda na função de articular as ações do Governo de Minas no âmbito da Copa do Mundo e ressaltou a relevância do evento para Minas.

“A Copa do Mundo é, certamente, o maior evento que teremos em Minas Gerais nesta década. É uma oportunidade única para confirmarmos a internacionalização e o grande salto que estamos dando em nosso Estado. É um trabalho fundamental do qual o secretário Tiago Lacerda está incumbido, em articulação com o governo federal, com a prefeitura e, sobretudo, com as áreas internas do Governo de Minas Gerais, para dar continuidade ao trabalho que vai indo muito bem. Tenho certeza que ele vai aprimorar ainda mais esse relacionamento”, afirmou o governador.

Antonio Anastasia lembrou que, na última terça-feira, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, durante vistoria às obras do Mineirão, destacou que Belo Horizonte deveria servir de exemplo para as outras cidades sede, em função do cumprimento do cronograma das obras. Faltam 64 dias para a conclusão das obras do estádio, 239 dias para a Copa das Confederações e 602 dias para a Copa de 2014.

Para o governador, a realização do evento será um desafio para Minas Gerais, que aos poucos consolida seu processo de internacionalização.

“Temos hoje o grande desafio de representar um Estado que, durante muitas décadas, ficou um pouco olvidado das questões centrais internacionais do Brasil, talvez pela nossa posição geográfica, por não termos acesso ao porto de mar, ou por estar cercado de montanhas. Minas nunca se expandiu muito além das fronteiras do Brasil. Nos últimos anos, felizmente, com esforço do Governo de Minas, junto com o empresariado e a nossa sociedade, conseguimos superar barreiras e, cada vez mais, estamos internacionalizando e globalizando Minas Gerais e sua capital, sede da Copa do Mundo”, concluiu.

Também participaram da cerimônia o vice-governador de Minas e presidente do Comitê Gestor das Copas, Alberto Pinto Coelho, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, secretários de Estado e a coordenadora executiva do Comitê Municipal da Copa, Flávia Rohlfs.