Governador

18h44min - 27 de Novembro de 2012 Atualizado em 10h08min - 28 de Junho de 2013

Anastasia fala a alunos de Harvard sobre modelo de gestão mineiro

Em palestra realizada na cidade de Cambridge, nos Estados Unidos, governador diz querer transformar Minas no Estado da tecnologia

O modelo de gestão implantado em Minas Gerais nos últimos anos, que se tornou referência internacional, foi o tema da palestra do governador Antonio Anastasia nesta terça-feira (27), para alunos da Harvard University, em Cambridge (Massachusetts- EUA). Com 370 anos de existência e um legado de cerca de 40 prêmios Nobel, Harvard é a melhor universidade do mundo, segundo ranking do jornal britânico The Times.

Anastasia apresentou os esforços do Governo do Estado para diversificar a economia e disse querer transformar Minas Gerais no Estado da tecnologia. “Nós temos de, não só agregar valor ao nosso minério, transformá-lo em aço, e o aço em produtos finais, como felizmente temos feito. Queremos mais. Transformar o nosso Estado em uma terra tecnológica e, para isso, precisamos ultrapassar as nossas fronteiras” afirmou.

Para tanto, o governador citou os esforços para internacionalizar o Estado e os grandes desafios que têm de ser enfrentados para melhorar a qualidade de vida dos mineiros.

“Tudo isso está sendo feito para termos empregos de qualidade e diversificarmos a economia do nosso Estado, que é a minha obsessão número um. Se alguém me perguntar, como governador, como eu gostaria que fosse lembrado daqui a 30 anos, eu respondo com tranqüilidade: como aquele que deu início a um processo – claro que não vai se concluir em um mandato de quatro anos – de diversificação da economia de Minas Gerais”, concluiu Antonio Anastasia.

Modelo mineiro de gestão

O governador mostrou o modelo implantando em Minas, conhecido como Choque de Gestão. “A primeira geração do Choque de Gestão foi muito voltada para dentro, para colocar a casa em ordem. Mas, é claro, depois desse grande esforço, nada mais justo que os cidadãos passassem a querer receber os benefícios dessa ação mais eficiente”, disse.

“Na segunda geração, a partir de 2007, imaginou-se um novo programa chamado Estado para Resultados, de modo a entregar objetiva, concreta e realmente às comunidades, efeitos da ação proativa do Governo, através de políticas públicas exitosas na educação, na saúde, na segurança, na infraestrutura. O Estado para Resultados tinha como objetivo o aprimoramento do modelo de gestão, através da qualidade fiscal e na consolidação institucional e o foco em resultados”, lembrou o governador.

Anastasia afirmou que, agora, depois de passada essas etapas, foi possível começar a implantação da Gestão para a Cidadania. “Nós passamos ao que é o mais importante, a terceira geração: como as pessoas vão se sentir integradas ao Governo. A nossa preocupação maior é com a participação cidadã. Uma participação verdadeira, na qual o cidadão se sinta partícipe e corresponsável na execução das políticas públicas”, disse.

Segundo o governador, de nada adiantará o Estado apresentar as ações, se a sociedade não se sentir responsável por elas. “Se através do Estado para Resultados, consigo colocar uma escola nova com equipamentos, com ginásio, com laboratório, com biblioteca, se este Estado faz concurso e aloca os professores, os pais precisam saber que eles têm que participar. Não adianta só colocar o filho para estudar. Tem que ter participação, crítica, acompanhamento. A comunidade não pode depredar aquela escola. A ideia da participação cidadã, da Gestão para a Cidadania, se torna o grande desafio. As pessoas precisam perceber que não são apartadas do Governo”, afirmou.