17h05min - 05 de Dezembro de 2007 Atualizado em 02h39min - 23 de Junho de 2013

Anastasia fala sobre planejamento financeiro e estratégico para 2008

BELO HORIZONTE (05/12/07) – O vice-governador Antonio Augusto Anastasia ministrou, nesta quarta-feira (5), palestra sobre “Cenários da Política e Economia para Planejamento Financeiro e Estratégico para o ano de 2008”, durante encontro promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Hotel Mercure, em Belo Horizonte. Anastasia defendeu a necessidade de se consolidar no Brasil uma unidade nacional, com equilíbrio entre a população e as representações estaduais. “Quanto mais os entes federativos forem integrados e harmônicos, mais as políticas públicas funcionarão”, afirmou.

De acordo com o vice-governador, o cenário desejado para o Brasil em 2008 seria “uma administração pública competente, com burocracia estável, partidos políticos estáveis para sustentar a administração, o Governo e o Estado, reformas estruturais e mudanças na mentalidade da sociedade.

Outro ponto importante, segundo o vice-governador, é inserir o tema da gestão pública na agenda nacional. “Não adianta o país ter uma economia pujante e uma administração obsoleta. Desde o primeiro dia do seu primeiro mandato, o governador Aécio Neves colocou a responsabilidade na gestão pública como uma das prioridades no Estado”, afirmou.

O papel da Fundação Getúlio Vargas na formação de profissionais também foi destacado pelo vice-governador em sua palestra. “À medida que a gestão pública passa a ter valor, o papel da FGV se torna mais relevante ao levar inteligência, abrir as mentalidades, correr riscos, inovar, exatamente como fazemos no Governo de Minas Gerais”, completou.

A palestra será publicada na revista Cenários da FGV. A publicação traz a opinião dos mais reconhecidos pesquisadores de política e economia do Brasil. Com periodicidade trimestral, a revista é editada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP).