Governador

20h50min - 05 de Dezembro de 2012 Atualizado em 23h37min - 26 de Junho de 2013

Anastasia inaugura iluminação de Natal da Praça da Liberdade

Projeto completo de de decoração deste ano envolve 1,5 milhão de microlâmpadas e alcança pontos importantes da capital

O governador Antonio Anastasia inaugurou, nesta quarta-feira (5), a iluminação de Natal instalada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. A Cemig investiu R$ 1,6 milhão no projeto completo de iluminação natalina, que vai alcançar pontos importantes da capital, com 1,5 milhão de microlâmpadas. Serão utilizados ainda 150 mil metros de cordões e mais 13 mil metros de mangueiras luminosas.

A temática deste ano vai do tradicional ao tecnológico, abordando os ícones mais importantes do Natal e aspectos modernos, como luzes em movimento. A decoração privilegia as três cores tradicionais do Natal: branco, verde e vermelho.

“Essa é uma homenagem que envolve cada vez mais o espírito natalino do povo mineiro, aqui no lugar mais tradicional de Minas, que é a Praça da Liberdade na nossa capital, Belo Horizonte. É um presente que a Cemig dá ao povo de Minas Gerais para que, nos passeios que aqui fizermos com nossas famílias, possamos evocar sempre o espírito de solidariedade, de alegria e de felicidade no nosso Natal. Feliz Natal a todos”, desejou o governador.

Além da Praça da Liberdade, a iluminação especial contemplará a Avenida Barbacena, a sede da Cemig, a Cidade Administrativa, a Assembleia Legislativa e o Palácio das Mangabeiras.

Como nos outros anos, a Cemig, junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e com a coordenação do Circuito Cultural Praça da Liberdade, privilegiou a proteção dos canteiros e elementos artísticos do local. O desafio foi realizar uma decoração que não agrida o conjunto da praça.

A decoração na Praça da Liberdade é concebida de modo que os arranjos sejam contemplados durante o dia e à noite, permitindo que o público aprecie o clima natalino com o necessário respeito ao patrimônio.

O lançamento da nova iluminação contou ainda com a presença do Papai Noel e apresentação do Coral Lírico do Palácio das Artes e do Coral da Associação Recreativa e Cultural dos Empregados da Cemig (Gremig).

“A mensagem que quero deixar é de felicidade e de muita esperança. Da minha parte, um agradecimento a esse povo maravilhoso de Minas Gerais pelo trabalho de todo este ano. A sensação é de que se trabalhou, da dedicação que todos tivemos ao longo dos últimos meses. Agora, neste fim de ano, vamos todos poder, com nossas famílias, comemorar mais alegres e ver nossas belezas, nossa iluminação, que ocorre, aliás, pelo mundo todo, e Belo Horizonte não pode ficar para trás”, disse Anastasia.