Saúde | Governador

18h53min - 25 de Abril de 2013 Atualizado em 00h08min - 01 de Julho de 2013

Anastasia inaugura obras da primeira fase de modernização do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga

Referência para mais de 785 mil pessoas, unidade recebeu R$ 5,6 milhões do Governo de Minas para novo pronto-socorro e leitos de internação, UTI e consultórios

O governador Antonio Anastasia participou, nesta quinta-feira (25), em Ipatinga, no Vale do Aço, da solenidade de inauguração das obras da primeira fase do Plano Diretor do Hospital Márcio Cunha, mantido pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), instituição vinculada à Usiminas. Dos R$ 28,5 milhões investidos nesta primeira etapa, R$ 5,6 milhões foram repassados pelo Governo de Minas.

Em seu pronunciamento, o governador falou dos investimentos feitos na área de saúde, não apenas na região, mas em toda Minas Gerais, lembrando que “em termos de saúde pública, nós temos permanentemente o que chamo de demanda infinita, ou seja, sempre a necessidade de aprimorar”.

As obras incluem um novo pronto-socorro, centro de diagnóstico por imagem, novos leitos de internação, UTI e consultórios. O hospital é referência para uma população de mais de 785 mil habitantes, distribuída em 35 municípios do Leste mineiro.

“Aqui no Hospital Márcio Cunha, são instalações espetaculares de altíssima qualidade, reconhecido como um dos melhores hospitais de nosso Estado no nível primeiro no próprio país. E é com muita honra que o Governo do Estado participa desse empreendimento, em conjunto com outras esferas de governo, e em especial com a Fundação São Francisco Xavier, em parceria com a Usiminas. É um passo muito positivo, porque, cada vez mais, estamos investindo em saúde, que é sempre a necessidade primeira da população mineira e brasileira”, afirmou.

Além dos aportes no Plano Diretor, o Governo de Minas já está disponibilizando R$ 7,8 milhões para custeio dos serviços de urgência e emergência prestados pelo hospital, na condição de referência regional para os casos de alta complexidade. Somados aos R$ 5,6 milhões do Plano Diretor, os investimentos do Governo de Minas no hospital alcançam R$ 13,4 milhões.

Anunciado há dois anos, o Plano Diretor de Obras no Hospital Márcio Cunha prevê, para o período de 2011 a 2015, investimentos de R$ 42,7 milhões, com foco em ampliação e modernização, com geração de 200 empregos diretos.

O novo pronto-socorro foi construído na Unidade I, com o intuito de atender casos de maior complexidade. Possui 2.800 m² de área construída (dobro da atual), com 370 m² de recepção para pacientes e acompanhantes. Conta com unidades de observação para adultos (17 pontos de atendimento) e infantil, e urgência pediátrica (oito pontos de atendimento); oito novos consultórios (três de acolhimento e classificação de risco, dois pediátricos e três de urgência clínica); salas de urgência clínica, de Serviço Social e de treinamento, gestão do pronto-socorro e central de materiais e esterilização.

Na unidade II, foi feita a ampliação da UTI e implantado novo Centro de Diagnóstico por Imagem, que terá capacidade para realizar até 10 mil exames de diagnóstico por mês, entre eles radiologia digital, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia e ecocardiograma. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) recebeu dez leitos, equipe multiprofissional e central de monitorização dos pacientes, aumentando em 50% o total de leitos de UTI adulto no hospital.

O governador disse ainda que serão destinados recursos para outros hospitais da região, lembrando o lançamento, há cerca de 15 dias, do ProMunicípio, no qual uma das vertentes é a saúde, que inclui recursos para o Pro-Hosp.

“Temos recursos para ajudar os hospitais municipais, que integram a rede do SUS no Estado inteiro. Nem sempre, é claro, será o recurso completo que todos necessitam, porque há sempre a demanda infinita, mas, certamente, teremos recursos expressivos, como fizemos em Fabriciano, por exemplo, com o aumento no número de leitos, que estamos autorizando, nessa nossa vinda aqui, e também estamos alocando em Timóteo uma verba de cerca de R$ 10 milhões para melhoria da saúde lá”, completou.