Governador

18h11min - 13 de Maio de 2013 Atualizado em 22h54min - 30 de Junho de 2013

Anastasia ressalta harmonia entre os poderes na prestação dos serviços públicos à população de Minas

Governador participou da inauguração das novas instalações do fórum da Comarca de Conselheiro Lafaiete, que contou com investimentos de R$ 12,7 milhões

O governador Antonio Anastasia destacou, nesta segunda-feira (13), durante inauguração das novas instalações do Fórum da comarca de Conselheiro Lafaiete, na região Central do Estado, a harmonia existente em Minas Gerais entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no exercício das atividades a favor da população.

“Em nosso Estado, felizmente, reina a harmonia entre os poderes, o que permite uma integração bastante robusta de tal modo que cada um, respeitando a independência, a autoridade de cada qual, possa conjugar os esforços, tendo como objetivo e meta comum tão somente o bem público e o interesse coletivo, que tem sido a grande bandeira e o norte de todos nós mineiros ao longo dos últimos anos”, disse o governador.

O prédio do novo Fórum conta ampla estrutura e capacidade para abrigar, além das seis varas e duas unidades do Juizado Especial já existentes, mais sete unidades jurisdicionais. O prédio tem alto padrão de acabamento e possibilita a informatização plena da comarca.

Com investimentos de R$ 12,7 milhões, possui completa estrutura para atividades forenses, com capacidade para abrigar 15 varas e possibilidade de ampliação. O fórum contará com estruturas de voz e dados, possibilitando a informatização plena da comarca, além de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e instalações de prevenção e combate a incêndio.

O projeto garantiu a plena acessibilidade para portadores de deficiência física através de rampas externas e elevadores, instalação sanitária com equipamentos e dimensões adaptadas às suas necessidades.

Anastasia ressaltou a importância da nova sede do Poder Judiciário para a cidade e lembrou que Conselheiro Lafaiete é um município fundamental para o desenvolvimento da região Central do Estado, e que merecia um novo Fórum para melhor atender à população.

“O município, até pela sua origem e tradição, de fato merecia uma casa da Justiça com melhores condições de trabalho. A antiga Vila Real de Queluz, transformada depois em Conselheiro Lafaiete, em homenagem a um dos grandes jurisconsultos do nosso Império, de fato, recebe nesse momento, um prédio e instalações à altura do seu dinamismo econômico e do seu protagonismo no desenvolvimento da região das Vertentes e da região Central de nosso Estado”, afirmou o governador.

Localizado no centro da cidade e próximo à rodoviária, haverá maior facilidade de acesso do cidadão de outros municípios que integram a comarca, além de concentrar todos os serviços forenses oferecidos à comunidade num mesmo espaço.

A cerimônia de inauguração foi presidida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, e contou com as presenças do vice-governador Alberto Pinto Coelho, do prefeito de Conselheiro Lafaiete, Ivar de Almeida Cerqueira Neto, do diretor do Foro de Conselheiro Lafaiete, juiz José Aluísio Neves da Silva, e autoridades civis e militares.