Minas por Região
Cultura | Governador

19h13min - 27 de Agosto de 2013 Atualizado em 19h12min

Antonio Anastasia e Dilma Rousseff visitam exposição no Centro Cultural Banco do Brasil

A mostra “Elles: Mulheres Artistas na Coleção Centro Pompidou de Paris” está exposta no novo complexo, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e a presidente Dilma Rousseff visitaram exposição “Elles: Mulheres Artistas na Coleção Centro Pompidou de Paris”, durante inauguração do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), nesta terça-feira (27), em Belo Horizonte. O CCBB é nono espaço do Circuito Cultural Praça da Liberdade entregue à população. Na visita, Antonio Anastasia e Dilma Rousseff apreciaram obras de renomados artistas.

O Circuito Cultural Praça da Liberdade inaugura nesta terça-feira (27) mais uma importante estrutura de incentivo, fomento e promoção artística: o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Este empreendimento é fruto de parceria entre o Governo de Minas e o Banco do Brasil. O evento irá reunir autoridades e representantes do Governo do Estado e do banco, além de diversos representantes do mundo cultural. As instalações estão abertas ao público a partir desta quarta-feira (28).

As obras de restauração e adaptação do prédio, projetado em 1926 pelo arquiteto Luiz Signorelli, foram iniciadas em agosto de 2009. O Banco do Brasil investiu aproximadamente R$ 37 milhões na reforma, restauração e aquisição de mobiliário e equipamentos. O espaço abriga 1.200 metros quadrados de área para exposição, teatro com 270 lugares, sala multimeios com 170 metros quadrados, sala de programa educativo, cafeteria, lanchonete, loja de produtos culturais e área administrativa. Nessa primeira etapa serão 8.000 metros quadrados abertos ao público, e mais 4.000 metros quadrados na segunda fase – totalizando 12.000 metros quadrados de área construída.

Maior complexo cultural do Brasil

O Circuito Cultural Praça da Liberdade, localizado na região centro-sul de Belo Horizonte é, atualmente, o maior complexo cultural do país. Ao todo, são nove espaços e museus em funcionamento: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular Cemig, Espaço Tim UFMG do Conhecimento, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade, além das atividades do Inhotim Escola, que ocorrem paralelas às obras de sua sede.

De 2010 a 2012, o Circuito Cultural Praça da Liberdade já recebeu quase 2 milhões de visitantes e, a expectativa é de que com a abertura do CCBB e das novas estruturas previstas para 2014 esse número possa ser ainda mais expressivo. Inaugurado em 2010, o Circuito Cultural Praça da Liberdade foi criado com o objetivo de explorar a diversidade cultural – com opções interativas e abertas ao público – em uma área de enorme valor simbólico, histórico e arquitetônico de Belo Horizonte. A oportunidade surgiu com a transferência da sede do Governo de Minas para a Cidade Administrativa, no bairro Serra Verde. Adaptados, os antigos prédios das secretarias passaram a abrigar museus e espaços culturais.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato