Governador

20h08min - 27 de Abril de 2013 Atualizado em 12h40min - 30 de Junho de 2013

Antonio Anastasia entrega obras no Sul de Minas

Governador afirma que esporte não é apenas questão de saúde, mas também de segurança

Obras nas áreas de esportes e juventude e saúde foram entregues, neste sábado (27/04), pelo governador Antonio Anastasia durante visita a Alterosa (Sul de Minas). Com investimentos de R$ 220 mil, a população do município passa a contar com uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e com o Centro Alterosense de Educação Integrada Hipólito Martins Faloni, o poliesportivo da cidade, revitalizado.

O Centro Alterosense de Educação Integrada Hipólito Martins Faloni, inaugurado em 1996, foi revitalizado e recebeu investimentos de R$ 150 mil por meio de convênio da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude (Seej), e contrapartida de cerca de R$ 6,4 mil da prefeitura municipal.

A revitalização do poliesportivo incluiu ampliação da quadra, pintura de todo o prédio, instalação de novos pisos e reforma dos sanitários. No local, também são desenvolvidas atividades do programa Minas Olímpica Nova Geração. A reforma teve início em julho de 2012 e foi concluída neste mês.

Anastasia destacou os investimentos realizados pelo Governo de Minas na área de esportes e juventude, a fim de dar condições de lazer e ocupar o tempo livre dos jovens em todo o Estado.

“O esporte é não só uma questão de saúde, mas até mesmo de segurança. Sabemos que os jovens, quando se envolvem com as atividades esportivas, ficam afastados de outras atividades que não são boas. Por isso, há um investimento muito grande do Governo do Estado em termos de esportes e, ao mesmo tempo, de preparação para as Olimpíadas de 2016 que serão uma grande oportunidade do Brasil se firmar também como potência Olímpica”, afirmou o governador.

O prefeito Marcelo Nunes agradeceu ao governador pelos investimentos realizados pelo Governo de Minas em todas as áreas. “Nunca se investiu tanto na história de Minas Gerais para a recuperação das nossas cidades. A melhor realização de um homem público é a inauguração de obras. Sua caminhada em favor de Minas e dos mineiros muito nos honra. Seremos eternamente gratos”, disse.

O governador destacou, ainda, o significado do nome do município. “Alterosa tem em seu sonoro nome a homenagem às montanhas de Minas. Aquilo que está na nossa personalidade e na nossa história que é a altivez, o sentimento de orgulho das nossas montanhas. Somos mineiros, somos das Minas Gerais. Nós fazemos riquezas para o Brasil e para o mundo. Por isso, somos trabalhadores, somos corretos, somos responsáveis, mas, sobretudo, somos patriotas”, disse.

Saúde

Também foi descerrada placa de inauguração da Unidade Básica de Saúde Wagner Moreira Alves, na qual foram investidos R$ 561 mil, dos quais, R$ 70 mil são do Governo de Minas, R$ 361 mil, contrapartida da Prefeitura, e R$ 130 mil do governo federal. O local possui 556 m² de área construída e capacidade para atender até 1.200 pessoas mensalmente.

A unidade conta com consultórios ginecológico e odontológico, salas de espera, de curativo, de cuidados, de esterilização, de vacina, de coleta de sangue e de medicamentos, vestiários e lavanderia. A UBS terá laboratório de análises clínicas e sala para atividade dos agentes responsáveis pelo combate à dengue. Uma equipe multidisciplinar formada por médico, dentista, fisioterapeuta e psicólogo irá atuar na unidade.

A obra foi iniciada em agosto de 2011 e concluída neste mês. No total, a cidade passará a contar com quatro unidades básicas de saúde, sendo que outras duas também contam com investimentos do Governo de Minas, um total de R$ 500 mil. As unidades foram inauguradas em 2011 e 2008.

Também houve o descerramentos das placas de inauguração de iluminação do Estádio Municipal Vicente Passos da Silva e do Complexo Esportivo Lésio Siqueira Terra, por meio do Campos de Luz, projeto do Governo de Minas, com investimentos de R$ 106 mil.

A solenidade, que contou com a participação de prefeitos e lideranças da região, do Grupo Viola Caipira da Alterosa e do padre Alfredo Máximo da Silva, pároco da Paróquia de São Joaquim, santo padroeiro do município, também teve as presenças dos secretários de Estado Carlos Melles (Transporte e Obras) e Cássio Soares (Desenvolvimento Social), do deputado federal Marcos Montes, dos deputados estaduais Gustavo Corrêa, Tiago Ulisses e Antônio Carlos Arantes.