18h13min - 03 de Julho de 2012 Atualizado em 11h23min - 21 de Abril de 2014

Antonio Anastasia inaugura Proacesso entre Santa Fé de Minas e Brasilândia de Minas

Chegada do asfalto facilitará escoamento da produção e contribuirá para atrair investimentos, gerando mais emprego e renda para a população

O governador Antonio Anastasia inaugurou, nesta terça-feira (03), mais um trecho do Proacesso, com a pavimentação de 92,4 quilômetros da estrada que liga o município de Santa Fé de Minas a Brasilândia de Minas, na região Noroeste. O Governo do Estado investiu R$ 48,7 milhões na obra. O Programa Proacesso foi lançado em 2004, com o objetivo de ligar por asfalto todos os 225 municípios mineiros que ainda dependiam de estrada de terra.

O governador Anastasia afirmou que a chegada do asfalto a Santa Fé de Minas facilitará o escoamento da produção e permitirá que mais pessoas cheguem de forma segura a escolas, hospitais, espaços de lazer e comércio. Ele também disse que a nova estrada contribuirá para a atração de investimentos e para a geração de emprego e renda, melhorando a qualidade de vida da população.

“Essa obra do Proacesso é muito importante para o desenvolvimento de Santa Fé de Minas. O Noroeste do Estado está se transformando na mais nova fronteira agrícola de Minas e do Brasil. Santa Fé de Minas, a partir do momento que fortalece sua infraestrutura, tem plenas condições de atrair empresas e gerar empregos de qualidade para o seu povo”, afirmou o governador, em seu pronunciamento.

Integração

O governador do Estado foi recebido pelo prefeito de Santa Fé de Minas, Ronaldo Soares Campelo, e depois seguiu para a Escola Estadual Carmela Dutra, local da solenidade. Antes dos pronunciamentos, houve uma apresentação folclórica do grupo mirim Folia de Reis, que fez uma adaptação de “Cálix Bento”, clássico da cultura popular mineira. Anastasia recebeu cesto de produtos típicos da terra e um estandarte de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, produzido pelo artista plástico Elton Souza.

Em seu pronunciamento, o governador afirmou que o Proacesso pavimentou mais de 5 mil quilômetros de novas rodovias em todo o Estado, beneficiando 201 municípios. O volume de obras alcançado pelo programa representa 98% das metas estabelecidas pelo Governo de Minas, totalizando investimento de R$ 3,6 bilhões e 1,3 milhões de pessoas beneficiadas. Um total de 19 trechos do Proacesso estão com obras em andamento, dos quais 11 serão concluídos no decorrer deste ano e outros oito em 2013. Os cinco trechos restantes são de responsabilidade da União, por se tratar de rodovias federais.

Com a conclusão do Proacesso, todo o Estado de Minas Gerais estará coberto por malha rodoviária asfaltada, interligando todos os municípios, melhorando a infraestrutura de todas as regiões, diminuindo as diferenças regionais e contribuindo para o crescimento econômico e o desenvolvimento social dos pequenos municípios.

Caminhos de Minas

Antonio Anastasia afirmou que o Governo de Minas investe também na melhoria da infraestrutura viária dos municípios e regiões por meio de outro programa estadual, o Caminho de Minas. Ele disse que Santa Fé de Minas será beneficiada por este programa, com a pavimentação do trecho de rodovia que liga o município ao distrito de Cachoeira do Manteiga, em Buritizeiro. “Essa obra é fundamental para fazer a ligação por asfalto até Pirapora. Vamos continuar trabalhando para o desenvolvimento da região”, afirmou.

Em todo o Estado serão pavimentos, por meio do Caminhos de Minas,  234 trechos, representando um total de 7.775,3 quilômetros de novas rodovias, beneficiando 303 municípios e 7,3 milhões de mineiros. O Governo de Minas já tem autorização da Assembleia Legislativa para contrair financiamento externo, sendo que parte dos recursos será aplicada no programa. O governador de Minas estava acompanhado do secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, e do diretor-geral do DER-MG, José Elcio Monteze.