Governo | Ciência e Tecnologia

17h15min - 23 de Dezembro de 2014 Atualizado em 17h14min

Apac de Nova Lima vai ganhar Universidade Aberta e Integrada do Governo de Minas

Iniciativa tem o objetivo de estimular a capacitação no ambiente carcerário como mais um instrumento de ressocialização dos detentos

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Nova Lima será contemplada com a instalação de uma unidade da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). A iniciativa faz parte da ação conjunta Digna Vida, criada e articulada pelaOuvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE), junto à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), além de diversos órgãos e entidades do Governo de Minas.

O objetivo é estimular a capacitação no ambiente carcerário com vistas à ressocialização dos detentos, contribuindo na ampliação da política pública de geração de renda no ambiente prisional, por meio do estímulo ao trabalho e inserção de cursos profissionalizantes e de empreendedorismo.

A estrutura da Uaitec na Apac de Nova Lima vai contar com salas de aula climatizadas, compostas por equipamentos de videoconferência e inclusão digital, laboratório virtual e centro de processamento de dados, que permitirão aos detentos acesso a diversos cursos por meio de uma rede de polos de educação a distância.

Obras em andamento

A assinatura do convênio para a instalação da Uaitec na Apac de Nova Lima aconteceu nesta terça-feira (23), no gabinete do ouvidor-geral do Estado, Fábio Caldeira, na Cidade Administrativa. Acompanhado da ouvidora Educacional, Guiomar Lara, Fábio Caldeira recebeu a diretora-geral da Apac Nova Lima, Sandra Tibo, que garantiu a entrega das obras onde funcionarão as salas de aula da unidade em meados de janeiro. “A partir de hoje, começaremos as obras e, até o dia 15 de janeiro, toda a estrutura física será entregue para que os responsáveis pela Uaitec possam instalar os equipamentos necessários”, afirmou.

Fábio Caldeira destacou a importância de criar oportunidades de ressocialização aos detentos, seja por meio do estímulo laboral ou por oferta de cursos de qualificação. “Eles estão privados de liberdade, mas não impossibilitados de adquirir conhecimento. É por meio de iniciativas assim, que nós acreditamos que essas pessoas têm totais condições de retornarem ao convívio social de forma digna”, disse.

A reunião também contou com as participações do superintendente de Atendimento ao Preso, Helil Bruzadelli, do secretário-geral do Fórum Permanente Mineiro de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, da diretora de implantação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectes), Vera Meira, da consultora de implantação da Sectes, Cintia Rosa, do ex-recuperando da Apac Nova Lima, Hugo Rodrigues e do recuperando Fabrício Santos.

A ação conjunta Digna Vida é uma parceria da Ouvidoria-Geral do Estado e seu projeto OGE Pedagógica, com as Secretarias de Estado deDefesa Social (Seds)Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Sede, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater)Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig),Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA),Fundação Rural Minas, Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), Sebrae, Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e Movimento Conspiração Mineira pela Educação.