Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

17h35min - 23 de Setembro de 2011 Atualizado em 05h12min - 30 de Junho de 2013

Araçuaí comemora aniversário de 140 anos como polo da Economia Popular Solidária

ARAÇUAÍ (23/09/11) - Na semana em que completa 140 anos de emancipação, um dos grandes presentes de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, foi receber 60 empreendimentos, de 22 municípios, na Feira Regional da Economia Popular Solidária, realizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete). A feira teve início na terça-feira (20) e foi encerrada na quinta (22).

“Só temos que agradecer aos coordenadores do evento pela oportunidade de mostrar nossos produtos e aprender mais, não só sobre a comercialização, mas também sobre outros tipos de artesanato”, disse a artesã de Itinga Maria Helena Moreira, membro do grupo Arte Solidária.

Para o presidente do Conselho Estadual da Economia Popular Solidária, Rodrigo Vieira, “construir a economia solidária é participar ativamente do desenvolvimento do país”. “O dinheiro circula no local e gera trabalho, emprego e renda para os municípios. Além disso, as feiras são importantes espaços de valorização da cultura regional”, afirma.

De acordo com o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, todos os empreendimentos participantes das feiras estão sendo cadastrados para a criação de centros permanentes de comercialização nos municípios e também para que sejam beneficiados com as políticas públicas da Economia Popular Solidária. “Estamos investindo na formação e assistência técnica aos empreendedores e no fomento à comercialização, além da liberação de crédito, com menores taxas e baixa tributação dos produtos. Para aumentar a visibilidade, vamos ainda criar um site com um catálogo completo de todos os artigos comercializados em todas as feiras que realizarmos”, destaca.

A Feira Regional de Araçuaí foi realizada na Praça Manoel Fulgêncio, no Centro da cidade, onde foi instalada uma unidade móvel do Sistema Nacional de Empregos (Sine-MG), para emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).