17h19min - 22 de Outubro de 2007 Atualizado em 01h53min - 30 de Junho de 2013

Arca das Letras contempla comunidades rurais de Minas

BELO HORIZONTE (22/10/07) - Para incentivar a leitura no meio rural, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária de Reforma Agrária e do Instituto de Terras de Minas Gerais, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Furnas Centrais Elétricas, está implantando, em 2007, 225 Arcas das Letras, em diversos municípios mineiros. Nesta quinta-feira (25), comunidades rurais de Paracatu, na região Noroeste mineira, recebem 35 bibliotecas e na sexta-feira (26) a solenidade de entrega de 90 unidades das arcas será em Montes Claros, no Norte do Estado.

Governador Valadares, região do Vale do Rio Doce, e Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, sediaram a entrega de 64 bibliotecas, em eventos realizados, respectivamente, nos dias 16 e 17 de outubro, contemplando mais de 4 mil famílias de agricultores de 29 municípios.

O programa de bibliotecas rurais Arca das Letras vai beneficiar mais de 11 mil famílias, com as 225 bibliotecas. A seleção das comunidades é realizada pelos órgãos governamentais e os movimentos sociais e sindicais que representam trabalhadores rurais.

Cada Arca contém cerca de 200 livros didáticos, técnicos, infantis, religiosos, romances e outros, adquiridos pelo Ministério da Educação, através de doações diversas. As caixas-estantes das bibliotecas são fabricadas por sentenciados das penitenciárias estaduais que, além da redução de penas, recebem bolsas de trabalho.

A participação das populações rurais acontece nas etapas de planejamento, implantação e desenvolvimento, possibilitando que o programa tenha gestão autônoma e coletiva. Os moradores escolhem os temas de interesse e indicam os locais de instalação das arcas. Também é importante o papel das comunidades na escolha dos agentes de leitura, que são capacitados pelos gestores do programa. Cada biblioteca tem dois agentes, que são os responsáveis pelo empréstimo dos livros e o incentivo à leitura.

Programação

Em Paracatu, a entrega das 35 bibliotecas rurais será na Câmara Municipal, às 13h30, com a presença dos parceiros do programa Arca das Letras e dos representantes das comunidades atendidas. Durante o evento, técnicos do programa vão capacitar os agentes de leitura, que são voluntários das comunidades.

Serão contempladas mais de 2 mil famílias de agricultores dos municípios de Arinos, Carmo do Paranaíba, João Pinheiro, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, Riachinho, Serra do Salitre e Uruana de Minas.

Montes Claros vai receber os parceiros do programa e representantes das 3,5 mil famílias de agricultores, contempladas com as 90 arcas das letras. A solenidade será realizada às 13h30, no Centro Cultural “Hermes de Paula”. Na programação, 180 agentes de leitura receberão os certificados de agentes de leitura.

Os municípios beneficiados na região são Bocaiúva, Bonito de Minas, Buenópolis, Buritizeiro, Capitão Enéas, Chapada Gaúcha, Cônego Marinho, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Francisco Sá, Grão Mogol, Guaraciama, Ibiaí, Indaiabira, Itacarambi, Jaíba, Januária, Leme do Prado, Manga, Mirabela, Montalvânia, Montes Claros, Olhos D’Água, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Salinas, Santa Fé de Minas, Santa Rita do Itueto, São Francisco, São João da Lagoa, São João das Missões, São João da Ponte, São Romão, Senador Modestino Gonçalves, Vargem Grande do Rio Pardo, Varzelândia e Verdelândia.