Economia / Desenvolvimento

18h33min - 29 de Outubro de 2009 Atualizado em 00h10min - 29 de Junho de 2013

Ativas investe em data center com apoio do BDMG

BELO HORIZONTE (29/10/09) - A diretoria da Ativas, empresa de tecnologia da Informação do grupo mineiro Asamar, assinou nesta quinta-feira, (29), com o Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG), contrato de financiamento para construção do primeiro data center de categoria mundial, com tecnologia de ponta , que será inaugurado em 2010. O contrato de R$ 18 milhões tem o limite aberto para a empresa de R$50 milhões, cerca de 54% do investimento total, que envolve recursos próprios, de fundos estaduais e de repasse do BNDES.

Os recursos serão aplicados em projetos, obras civis e equipamentos da Ativas Data Center. A obra já está sendo executada no bairro Camargos, em Belo Horizonte, com previsão de finalização em dezembro deste ano e início das operações no segundo trimestre de 2010. O empreendimento, inicialmente, irá gerar 100 empregos diretos e mais de 200 indiretos. O Grupo Asamar emprega hoje 2 mil pessoas, sendo que quase 40% só em Minas.

Segundo Sérgio Cavalieri, que falou em nome do grupo, o apoio do BDMG ao projeto, ratifica o compromisso deste Governo de estar ao lado do empresário. “O data center será um instrumento de atração de outros empreendimentos para Minas. A proximidade com a empresa traz maior conforto e diminui custos para o cliente” explicou.

Para o vice-presidente e diretor do BDMG, José Augusto Trópia Reis, o projeto é inédito para Minas Gerais, com poucos similares no país.“Só teremos um Estado forte se tivermos empresas fortes”, completou.

A Ativas Data Center é uma empresa de tecnologia da informação voltada para a terceirização, hospedagem e gerenciamento de base de informações, além de vários serviços de valor agregado. É o primeiro data center comercial de porte com a classificação nível 3 (Tier3) do Brasil, concebido segundo as melhores práticas de sustentabilidade ambiental e preparado para a hospedagem de aplicações de missão crítica, garantindo escalabilidade e a segurança dos dados armazenados.