19h23min - 24 de Outubro de 2011 Atualizado em 20h59min - 29 de Junho de 2013

Atividades gratuitas em todo o Estado marcaram Semana da Ciência e Tecnologia

BELO HORIZONTE (24/10/11) - Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011, entre 17 e 23 de outubro, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizou atividades em diversas regiões do Estado. O tema desta edição, definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. A programação contou com palestras, oficinas, visitas, passeios, trilhas ecológicas, mostras tecnológicas, dentre outros. Todas as atividades foram gratuitas.

Foram desenvolvidas atividades nos municípios onde estão localizadas unidades regionais da Epamig: Prudente de Morais (Centro-Oeste), Viçosa (Zona da Mata), Lavras (Sul de Minas), Uberaba (Triângulo Mineiro), Janaúba (Norte de Minas), Pitangui (Centro-Oeste) e Juiz de Fora (Zona da Mata). O objetivo da Epamig em participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é difundir e transferir tecnologias desenvolvidas pela pesquisa agropecuária para toda a sociedade, além de estimular maneiras de se utilizar os recursos naturais com sustentabilidade.

Centro-Oeste

Na Unidade Regional Centro-Oeste a programação foi destinada aos alunos do ensino fundamental. Foram realizadas palestras sobre “Conservação e uso racional da água”, destacando medidas simples que podem ser adotadas para economizar água. Durante a palestra “Hortaliças não convencionais e resgate da biodiversidade”, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as espécies apresentadas em visita técnica à horta experimental. Também conheceram “Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e seus benefícios para o meio ambiente”. As atividades foram realizadas entre 17 e 19 de outubro, na Fazenda Experimental da Epamig, em Prudente de Morais.

Zona da Mata

Na Zona da Mata foram promovidas palestras e demonstrações práticas em escolas dos municípios de Viçosa, Leopoldina, Recreio e Cataguases, sobre controle biológico, importância das plantas medicinais, produção orgânica de alimentos, produção sustentável de pimentas, melhoramento do café frente às mudanças climáticas e produção sustentável de hortaliças.

Sul de Minas

No Sul de Minas foram realizados os eventos “Epamig de Portas Abertas” e “Epamig Planta Esperança” entre 17 a 21 de outubro, nos municípios de São Sebastião do Paraíso, Lambari, Maria da Fé, Três Pontas, Machado e Caldas. Em Lavras, ocorreram atividades no Centro Vocacional Tecnológico, no dia 23. Em São Sebastião do Paraíso, estudantes de escolas municipais participaram de palestras sobre mudanças climáticas. Já em Três Pontas estudantes dos ensinos médio e fundamental de escolas públicas plantaram espécies nativas na Fazenda Experimental da Epamig no município, como ação integrante do projeto “Epamig Planta Esperança”. Também na Fazenda Experimental de Lambari foram plantadas 70 mudas de árvores nativas, por alunos da rede pública de ensino. Em Caldas, estudantes visitaram o laboratório de biotecnologia da Fazenda Experimental da Epamig.

Triângulo e Alto Paranaíba

Nessa unidade, as atividades referentes à Semana de C&T aconteceram desde 13 de outubro e foram até dia 21 deste mês, com cerca de 800 participantes. A programação contou com atividades, como o projeto “Epamig de Portas Abertas”, palestras sobre macaúba como alternativa para produção de biodiesel e sobre ciência e tecnologia. Foram realizadas palestras para alunos de escolas públicas e privadas de Uberaba e Uberlândia, por meio do projeto “Cientista vai à escola”. Participantes conheceram mais sobre soja para alimentação humana através do projeto “Soja com Saúde x Ciência e Tecnologia”, durante o 6º Fórum de Educação Agrícola Superior.

Norte de Minas

Na Unidade Norte de Minas, entre 18 e 20 de outubro, aconteceram palestras sobre os temas mudanças climáticas, agricultura orgânica, fontes alternativas de energia e uso racional da água. Houve ainda participação em mostras tecnológicas e gincanas envolvendo alunos dos ensinos fundamental e médio do município de Janaúba.

Instituto de Laticínios Cândido Tostes

No Cândido Tostes, as atividades desenvolvidas foram: teatro, palestras e passeios para crianças de 6 a 10 anos de escolas públicas e privadas dos municípios de Juiz de Fora, Rio Novo, Goianá, Matias Barbosa, Piau. Durante todo o mês de outubro, também estão sendo publicados artigos no site Ciência do Leite (www.cienciadoleite.com.br) sobre o meio ambiente, com participação de alunos, professores e pesquisadores do ILCT.

Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo

Entre 18 e 21 de outubro, foram realizadas no Instituto, em Pitangui, palestras, oficinas e trilhas ecológicas abordando o tema Biodiversidade do Ecossistema Cerrado no Centro-Oeste de Minas Gerais, com destaque para as boas práticas agrícolas e formas de geração de renda para os produtores, como associativismo e artesanato. A programação também incluiu oficinas sobre montagem de exsicatas (amostras de plantas secas) e cestaria em bambu e fibra de bananeira. Durante as trilhas ecológicas, na Fazenda Experimental de Pitangui, os alunos identificaram espécies vegetais na mata ciliar, área de preservação permanente do Rio São João. Participaram de todas as atividades cerca de 390 alunos.