21h13min - 03 de Março de 2010 Atualizado em 23h44min - 26 de Junho de 2013

Ator José Wilker visita o Plug Minas

BELO HORIZONTE (03/03/10) - Aproveitando sua passagem por Belo Horizonte para uma palestra sobre o cinema e a TV brasileira, na Academia de Idéias, o ator, crítico e diretor José Wilker visitou as instalações do Plug Minas. Acompanhado por Carlos Gradim, gerente executivo do Plug Minas, e Samira Ávila, coordenadora do núcleo Valores de Minas, Wilker visitou os núcleos Oi Kabum! e Empreendedorismo Juvenil e foi apresentado às diretrizes do programa e ao modelo de gestão que envolve a iniciativa privada, o terceiro setor e o Estado.

No Oi Kabum, o ator foi recebido pelo coordenador do Núcleo, Paulo Andrade. O encontro foi marcado pelo intercâmbio de informações. Wilker falou de iniciativas cariocas como a Central Única de Favelas - Cufa – que reúne jovens de várias favelas do Rio de Janeiro que buscam espaços para expressarem suas atitudes, e o Nós do Morro, projeto que oferece cursos de formação nas áreas de teatro e cinema para crianças, jovens e adultos no Morro do Vidigal.

José Wilker foi apresentado também ao Chacal, aluno do núcleo Oi Kabum!, que oferece formação em linguagem multimídia. O ator ficou interessado em conhecer os cartazes e as animações para celular criadas pelos jovens para o projeto Kabum MIX, que objetiva dar visibilidade a criação artística de jovens formados na Oi Kabum!. “Eu fico impressionado com o resultado dessas ações e com o potencial de aprendizagem do jovem. Você ensina em uma semana e, na outra, é ele que ensina você”, comenta Wilker.

Ao visitar o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil, uma parceria com o Sebrae-MG, ele se impressionou com a tecnologia e com os equipamentos utilizados. “Eu já conhecia projetos que trabalham com inclusão digital e social, mas não dessa maneira com tanta qualidade, modernidade e modelos possíveis de replicabilidade. Tomara que isso se multiplique”.

Perguntado sobre os impactos trazidos pelas novas tecnologias no universo da educação e das artes, ele responde categoricamente. “A tecnologia vai mudar nossa forma de pensar. O modelo está velho.”