16h41min - 12 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 16h46min

Audiência apresenta modelo de concessão por meio de PPP para aeroporto da Zona da Mata

A previsão é de que em abril o edital de concorrência da Parceria Público-Privada seja lançado com valor estimado de R$ 146,8 milhões

Dando continuidade ao processo licitatório para exploração do Aeroporto Presidente Itamar Franco, localizado entre os municípios de Goianá e Rio Novo, na Zona da Mata, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) realizou nesta quarta-feira (12) audiência pública para apresentação do modelo de concessão, que será realizado por meio de Parceria Público-Privada (PPP).

É o primeiro aeroporto de Minas que será transferido a esta modalidade de administração. A previsão é de que em abril o edital de concorrência pública seja lançado com valor estimado de R$ 146,8 milhões. O prazo da concessão será de 30 anos, prorrogável por mais cinco.

Para o secretário-adjunto de Transportes e Obras Públicas, Fabrício Sampaio, a contratação da empresa, via PPP, vai possibilitar o incremento de voos no aeroporto Presidente Itamar Franco, seja com transporte de cargas, seja com o de passageiros. “Este aeroporto está estrategicamente localizado na região entre Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte e hoje, com todos os investimentos realizados, obedece à legislação para atender aeronaves de quaisquer cargas. Espera-se que a empresa contratada, trabalhe permanentemente na atração de cargas do aeroporto, que em médio prazo, poderá se situar entre os melhores do país”, concluiu.

Operação

O Aeroporto Regional da Zona da Mata entrou em operação comercial em agosto de 2011 para voos diurnos e em outubro do mesmo ano para voos noturnos. Atualmente é administrado sob regime de terceirização pela empresa Multiterminais Alfandegados Ltda. Em um ano e meio de atividade, o total de passageiros transportados pela Azul, a partir deste aeroporto, chegou a 100 mil, em aeronaves modelo ATR 72 600, com capacidade para 70 passageiros, o que representa uma taxa de ocupação média das aeronaves de 85% dos assentos comercializados. Os investimentos no aeroporto já somam R$ 169,8 milhões que foram aplicados na execução de obras de infraestrutura, melhoramentos com a retirada de obstáculos, aquisição de equipamentos e administração.