17h16min - 16 de Março de 2010 Atualizado em 19h40min - 27 de Junho de 2013

Aulas práticas do Chefs do Amanhã começam nesta quarta

BELO HORIZONTE (16/03/10) - As aulas práticas do projeto de culinária sem desperdício, Chefs do Amanhã, do Governo de Minas, começarão nesta quarta-feira (17), das 14h às 17h, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) - rua Belém, n° 40, bairro Esplanada, Belo Horizonte.

Base para tempero, molho de tomate, arroz, feijão, bife à rolê, almôndegas, assado de casca de chuchu, refrigerante a base de cenoura e laranja e brigadeiro de mandioca serão algumas das 21 receitas que a turma, formada por 25 alunos da Escola Estadual Ana Carvalho Siqueira, aprenderão a fazer.

Na sexta-feira (19), será a vez de os jovens da Escola Estadual Maria Florípes Nascimento Alves, se reunirem para a primeira aula prática que também acontecerá na cozinha experimental do CMRR. No sábado (20), das 8h às 12h, as receitas baseadas no aproveitamento integral dos alimentos serão ensinadas na cozinha experimental do Mercado Central para pessoas, entre 15 e 29 anos, inscritas previamente.

Ao todo, cada turma terá quatro aulas, uma vez por semana, sendo a primeira teórica (realizada na semana passada) e as outras três práticas, num total de 16 horas/aula. A oficina é de graça e os jovens ainda recebem touca, avental e apostila com os pratos que serão preparados.

Durante a qualificação, que será ministrada por instrutores da Associação Brasileira de Gastronomia (Arborea), os jovens aprenderão técnicas de manipulação e congelamento, noções de higiene e conservação de alimentos. Entre os pratos preparados estão esfirra e sorvete de inhame, pão de casca de abóbora, pé de moleque de sementes, geléia de casca de abacaxi e salpicão da casca de melancia. Tudo baseado em consumo consciente para diminuir ao máximo a geração de resíduos sólidos.

A proposta é que, após participarem do curso, os jovens estejam preparados para atuar no mercado de trabalho como aprendizes de cozinheiro e também se transformem em multiplicadores da experiência na família, na escola e na comunidade.

O Chefs do Amanhã é resultado da parceria da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), por meio da Coordenadoria Especial da Juventude, com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o Centro Mineiro de Referência em Resíduos e o Mercado Central.

O projeto teve inicio em 2008 e já capacitou 980 jovens e professores da Rede Estadual de Ensino. Neste primeiro semestre de 2010, a expectativa é que o projeto beneficie 75 jovens.

Informações pelo telefone (31) 3349-2851 e e-mail dirq@juventude.mg.gov.br.