15h42min - 26 de Novembro de 2008 Atualizado em 22h28min - 30 de Junho de 2013

Avançam obras do Prodetur/NE-II no Vale do Jequitinhonha

BELO HORIZONTE (26/11/08) - O Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur/NE – II) dá continuidade às obras de esgotamento sanitário nas cidades do Serro e de Diamantina, localizadas no Vale do Jequitinhonha. O projeto é uma parceria entre os governos estadual e federal e tem o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Banco do Nordeste Brasileiro. O investimento previsto para as duas obras é de R$ 30 milhões.

As obras, executadas pela Copasa, consistem na construção de sistemas de esgotamento sanitário. Segundo a coordenadora executiva do Prodetur/NE - II, Simone Araújo, esse é um importante passo para fomentar o turismo na região. “O trabalho do Prodetur é organizar localidades que tem potencial turístico, para que a exploração da atividade se dê de forma sustentável. Em Minas, são contempladas obras e ações essenciais para estruturação e fortalecimento no Vale do Jequitinhonha como importante região turística”, afirmou.

No Serro, as obras foram iniciadas em outubro de 2007, com a previsão de serem finalizadas em fevereiro de 2009. Até o momento, foram gastos quase 90% dos R$ 10 milhões reservados para a cidade. Em Diamantina, o Sistema de Esgotamento Sanitário deve ser concluído em julho de 2009, com investimento total estimado em R$ 20 milhões.

Execução do Projeto em Minas

Além do esgotamento sanitário, está prevista a pavimentação dos trechos e estradas de Serro a Milho Verde e Milho Verde a Diamantina. A pavimentação dos trechos é uma das principais obras previstas, com 66 quilômetros de extensão e investimento da ordem de R$ 54 milhões. O maior desafio do projeto em Minas, neste momento, é o prazo para realizar todas as ações propostas, já que a previsão para finalização do contrato do Prodetur NE II é setembro de 2009. “Nossa expectativa é que as obras tenham início até abril de 2009, contando com o prazo licitatório e também com o período chuvoso do início do ano”, ponderou Simone Araújo.

Dentre as principais ações do Prodetur NE II em Minas estão o fortalecimento da capacidade municipal de gestão turística e a capacitação da comunidade, da rede de serviços e do empresariado para o turismo. Nove cidades do Vale do Jequitinhonha são contempladas diretamente pelo programa: Capelinha, Diamantina, Minas Novas, Felício dos Santos, Serro, Couto de Magalhães de Minas, Itamarandiba, São Gonçalo do Rio Preto e Turmalina.

Está em andamento a celebração de convênios entre o Ministério do Turismo e a Setur nas áreas de meio ambiente, gestão e capacitação municipal, recuperação de patrimônio histórico, sinalização turística rodoviária e urbana nos nove municípios, além de implantação de terminal rodoviário turístico em Diamantina e Serro, com investimento de R$ 20,3 milhões, como contrapartida da União e do Estado ao programa.