19h54min - 17 de Março de 2011 Atualizado em 23h31min - 30 de Junho de 2013

Banco Mundial conhece detalhes do sistema de compras do Governo de Minas

BELO HORIZONTE (17/03/11) - O processo de compras do Governo de Minas está totalmente integrado aos setores de orçamento e de finanças, por meio de um sistema informatizado. “Isso é fundamental para a qualidade do gasto no serviço público”, conforme avaliou o gerente de Aquisições para a América Latina do Banco Mundial (Bird), Enzo de Laurentiis. Ele integrou a comitiva da instituição de fomento internacional que visitou, nessa quarta-feira (16), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), para conhecer detalhes do sistema mineiro de compras. “Saímos de um processo que era todo manual, em 2003, para termos, hoje, um sistema informatizado, com 15 mil fornecedores cadastrados e uma lista com 40 mil itens de compra. Avançamos muito, mas queremos avançar mais, pois temos ainda muitos desafios”, afirmou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena.

No portal de compras governamentais do Estado - www.compras.mg.gov.br - os cidadãos podem acompanhar todos os processos de aquisição de materiais e serviços pelo governo. O sistema é capaz de gerar relatórios que incluem as modalidades, valores e volumes das compras, permitindo monitoramento mais eficaz e maior controle dos setores de auditoria. A demanda do Estado, em bens, serviços e obras, torna o governo um grande consumidor no mercado. Em 2010, dos 4.555 processos de aquisição homologados por licitação, foram por meio de pregão presencial e eletrônico (4.197) e 358 por outras modalidades (carta convite, concorrência, tomada de preços e modalidades Bird/BID).

A reunião contou com a participação do secretário-adjunto da Seplag, Paulo Sérgio Martins Alves, e do subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto, André Reis. Também integraram a comitiva do Banco Mundial, o coordenador geral de Operações, Boris Utria; o diretor chefe de Políticas de Aquisições, Bernard Becq; e a coordenadora de Aquisições para o Brasil, Etel Bereslawiski.