Economia / Desenvolvimento

19h35min - 28 de Janeiro de 2010 Atualizado em 07h37min - 01 de Julho de 2013

BDMG financia construção de PCH’s em Oliveira e Nepomuceno

BELO HORIZONTE (28/01/10) - Diretores da Luzboa S.A estiveram nesta quinta-feira (28) na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, para assinar o contrato de financiamento com o Banco para a construção de duas pequenas centrais hidrelétricas (PCH’s) - nos municípios de Oliveira, no Centro-Oeste do Estado, e Nepomuceno, no Sul de Minas. Do investimento total de R$ 18,5 milhões, R$ 12,1 milhões estão sendo financiados pelo BDMG, com recursos do BNDES FINEM.

Localizada no município de Oliveira, no rio Jacaré, a PCH Oliveira está em fase final dos testes de operação, com capacidade instalada de 2,8 MW, o suficiente para iluminar uma cidade de 12 mil habitantes. Para este projeto o investimento é de cerca de R$ 12,1 milhões, com R$ 7,6 milhões financiados pelo BDMG.

A PCH Couro do Cervo está sendo implantada no ribeirão São João, município de Nepomuceno. O objetivo é a geração de energia elétrica hidráulica, com capacidade instalada de 1,5 MW. Na PCH Couro do Cervo, o investimento total é de R$ 6,4 milhões, dos quais R$ 4,5 serão financiados pelo BDMG.

Estas duas unidades serão responsáveis por uma redução de, aproximadamente, 90 mil toneladas de CO2 pelo período em que a energia já se encontra vendida, contribuindo desta forma para o desenvolvimento sustentável do Estado de Minas Gerais.

A Luzboa S.A. foi criada em 2001, para ser produtora independente de energia elétrica de fonte renovável e tem os direitos exclusivos de implantação de oito PCH’s, totalizando 38,1 MW de fonte renovável, cuja produção para os próximos 15 anos já está totalmente vendida. Esta meta é considerada pelos acionistas da empresa como uma primeira fase, pretendendo-se alcançar em fases seguintes, mas já iniciadas, até 200 MW.

Fazem parte do quadro societário da Luzboa o Grupo Espírito Santo, a Fomentinvest Energia e a Enermig, empresa mineira voltada para o desenvolvimento de projetos de energia no Estado. Já é certa a construção de mais seis PCHs - nos municípios de Nepomuceno (1), Luminárias (3), Bom Despacho (1) e Perdigão (1). “Estamos finalizando o processo de licenciamento dessas centrais e, logo em seguida, começaremos a negociar com o Banco para que também elas possam ser financiadas” informou Carlos Henrique Torres, diretor de Operações.

O contrato foi assinado pelo presidente do BDMG, Paulo Paiva, pelo diretor da Área de Negócios com o Setor Privado, Fernando Lage de Melo, pelo diretor presidente da Luzboa, Antonio D’Avillez, e o diretor de operações da Luzboa, Carlos Henrique Torres.